26 de julho de 2010

Belo Horizonte é a capital da Tecnologia da Informação


O Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecom) instalou a Câmara Temática de Inovação e Tecnologia da Informação. A reunião foi marcada pela presença maciça do setor de Tecnologia da Informação da cidade, além de outras entidades e universidades. Este setor é de grande importância para Belo Horizonte, que se destaca no cenário nacional como capital da Tecnologia da Informação (TI). Alguns dados mostram esta força, como mais de 1.300 empresas existentes, R$ 2,8 bilhões de faturamento anual e 7.240 empregos diretos formais e qualificados, o que significa um crescimento de 348% no último ano.
Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação e secretário executivo do Codecom, Helvécio Magalhães, contextualiza a instalação da Câmara dentro do momento vivido pela cidade, em franco desenvolvimento e grandes projetos e investimentos em curso, como o planejamento estratégico de curto e longo prazos da PBH, as oportunidades originadas pela Copa do Mundo de 2014. Além disso, há a importância do setor para a economia e a geração de empregos no município.
Segundo o secretário, Belo Horizonte se firma cada vez mais como portadora de uma economia diversificada, com base em serviços de alto valor agregado e de tecnologia de ponta em várias áreas. “Além disso, tem uma clara vocação para a contemporânea economia do conhecimento ou nova economia, sendo este claramente o desenho do seu futuro. Mediar estas oportunidades e potencializá-las vem sendo cada vez mais o papel inovador da PBH, conforme orientação estratégica do prefeito Marcio Lacerda", disse.
Durante a instalação da Câmara, foi apresentado pela Secretaria Executiva do Grupo Gestor Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da Prefeitura, com destaque para o volume de investimentos previstos para os próximos quatro anos, cerca de R$ 200 milhões. A ideia foi dar conhecimento ao setor de TI deste importante propósito da Prefeitura em investir no setor, com possibilidade de alavancar o setor na capital mineira.
Myrza Chiavegatto, secretaria executiva do CGTIC, destacou que a Prefeitura de Belo Horizonte, ao apresentar para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação o seu o Plano Diretor de TIC, permite que as empresas deste segmento de mercado vislumbrem as oportunidades de negócio levando em consideração a sua área de atuação e para que se organizem e se mobilizem de forma mais alinhada aos interesses e ações políticas do setor.

APL

Também foi apresentado pelo presidente da Fumsoft e coordenador indicado desta Câmara, Welington Teixeira Santos, o Arranjo Produtivo Local (APL) de TI em Minas Gerais e Belo Horizonte. Elee também destacou a importância desse espaço criado pela PBH. “Tecnologia da informação e inovação é uma vocação de Belo Horizonte, além de ser uma indústria limpa e de valor agregrado. Essa área serve a todos os setores da economia e pode contribuir no desenvolvimento das ações de planejamento da cidade”, afirmou.
Como encaminhamento, foi sugerido uma reunião específica do setor com a coordenação do projeto conjunto da Prefeitura e do Governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014. O objetivo é o alinhamento do setor com as expectativas e demandas já identificadas atividades para o plano de ação da Câmara.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: