14 de julho de 2010

Dignidade e inclusão social para a população de rua



A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social inaugurou a nova unidade do Serviço de Acolhimento Institucional para População de Rua e Migrante. O novo prédio é localizado na Rua Conselheiro Rocha, 351, Bairro Floresta.
O novo equipamento é fruto do Orçamento Participativo Digital de 2006, de uma parceria com o Estado, que na municipalização do atendimento ao migrante cedeu o espaço. O Serviço é executado em parceria com o Grupo Espírita “O Consolador” e funciona desde 1993.
A nova estrutura conta com 37 quartos, 12 banheiros, dois refeitórios, cozinha finalística, auditório, salas de atendimento e pátio externo, além disso, possui acessibilidade e está preparada para receber pessoas com deficiência. A alimentação é fornecida pelo Restaurante Popular. A localização oferecerá mais segurança e conforto aos usuários. A capacidade de atendimento é de 400 vagas, sendo 320 para homens acima de 18 anos em situação de vida nas ruas e 80 vagas para migrantes. O Serviço poderá ser acessado por demanda espontânea ou através de encaminhamento dos Serviços de Atendimento à População em Situação de Rua e Migrante.
Para Douglas Marques Barbosa, que há cinco meses acessa o serviço, “a nova localização é muito mais próxima do centro, do metrô, perto dos outros serviços que a gente usa como o centro de saúde Carlos chagas. As pessoas preferem vir para cá, por que sabe que aqui vão encontrar um lugar bacana, um banheiro limpo, um lugar bonito, uma comida muito boa, porque é o que faz falta na rua, principalmente”, Douglas, representou os usuários durante o evento de inauguração da nova estrutura. “Quem tá aqui não quer ficar aqui para sempre”, defendeu.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, Beth Leitão destacou a importância de um amplo atendimento a esse público. “Belo Horizonte possui uma rede de atendimento à população em situação de rua que busca construir junto a esses cidadãos novos caminhos para suas vidas”, Beth agradeceu o empenho de todos os órgãos e entidades envolvidas no atendimento à população de rua.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social /SEDESE- Ana Lúcia Gazola falou sobre a importância do atendimento à população de rua acontecer de forma diversificada, como o trabalho que é feito em Belo Horizonte.
O Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda lembrou a importância do equipamento também para o migrante. “Toda grande capital tem o problema do migrante que chega e não tem o local para se alojar. O morador de rua tem alternativa de um ponto provisório para se reintegrar à sociedade, por isso a importância de um espaço como esse”, afirmou.
O equipamento passa a compor a rede de atendimento à população de rua adulta que conta também com o Abrigo São Paulo, Abrigo Pompéia, as Repúblicas Maria Maria e Reviver, o Centro de Referência da População de Rua, o Serviço de Abordagem Social nas Ruas, o Bolsa Moradia e as ações e projetos de inclusão produtiva como o Ecobloco.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: