30 de julho de 2010

Para deixar alguém feliz é só deixá-lo ocupado


Cientistas descobriram que as pessoas que têm algo para fazer, mesmo que seja inútil, são mais felizes do que as que ficam sentadas sem fazer nada. Segundo os pesquisadores, “as pessoas estão correndo, trabalhando duro, muito além do normal”. Claro que existem motivos para isso, como ganhar dinheiro, ficar famoso e ajudar os outros.
Mas para Christopher Hsee, da Universidade de Chicago, “existe algo mais profundo: temos energia excessiva e queremos evitar a ociosidade”.
No estudo, os voluntários participaram de um questionário e depois tiveram que esperar 15 minutos até que o próximo estivesse pronto.
Eles podiam deixar o questionário completo em um lugar próximo e esperar o tempo restante ou deixá-lo em lugar mais distante, que exigiria uma caminhada de ida e volta de 15 minutos.
Independentemente de sua decisão, eles recebiam um doce quando entregavam o questionário. Os voluntários que escolheram ficar ocupados ao se dirigir até o local distante se mostraram mais felizes do que os que decidiram ficar sem fazer nada.
Nem todos escolheram ir ao local distante. Se os doces oferecidos nos dois locais eram os mesmos, os voluntários tendiam a ficar sem fazer nada.
Mas se os doces oferecidos nos dois locais eram diferentes, eles tendiam a escolher o local distante porque poderiam dar uma justificativa para a viagem, disseram os pesquisadores.
Hsee explica que é possível que esse princípio – ficar ocupado e gostar de justificar por que estava ocupado – beneficie a sociedade.
O cientista ficou conhecido por dar uma tarefa inútil a seu assistente quando ele não tinha nada para fazer e ficava sentado no escritório entediado e deprimido. Embora diga que” não tenha sido uma atitude muito ética, ele está feliz”.
...Fonte: "r7.com"

Nenhum comentário: