23 de julho de 2010

Como Paris, Ouro Preto pode virar ‘Cidade Luz’


Ouro Preto, além de ser Patrimônio Cultural da Humanidade, também pode se tornar o primeiro destino turístico brasileiro a receber o título de “Cidade Luz”, pela Ligthing Urban Community International (Luci), organização internacional que já concedeu o título para outras cidades com iluminações mundialmente famosas como Paris, Praga e Viena. Para isso, a cidade prepara seu Plano Diretor de Iluminação, que deve ser concluído até o final de 2010.
O investimento para a realização do projeto está estimado em US$ 300 mil. A expectativa é de que o recurso venha de empresas particulares, através de leis de incentivo. A etapa inicial do programa foi lançada ontem e vai contemplar instalações nas igrejas barrocas como a Igreja do Rosário e a de São Francisco de Assis. A segunda etapa, vai promover a iluminação em outros monumentos e a terceira, nas ruas.
O projeto está sendo elaborado pelo designer de iluminação Gustavo Aviles e pela arquiteta, Mirian Jimenez, ambos mexicanos, além da arquiteta mineira e também designer, Norah Turchetti. Eles estão testando os pontos principais do Plano Diretor. “O projeto deverá ter um caráter de eficiência energética e de respeito às características dos monumentos”, diz Norah, que adianta que não serão usadas cores na iluminação.
A princípio está previsto o uso de lâmpadas LED, mais econômicas, de alta durabilidade e de vapores metálicos, para valorizar os contornos das obras. “A missão do projeto é normatizar a iluminação dos espaços públicos”, informa a arquiteta.
“Ouro Preto ainda não tem uma iluminação compatível com o título que ostenta”, avalia o secretário municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Gabriel Gobbi. Para ele, se o título da Luci for conquistado, a cidade terá um importante valor agregado ao seu potencial turístico. “Não conseguimos admirar a beleza de Ouro Preto à noite”, acrescenta Gobbi. Ele conta que na época colonial, a cidade era iluminada com tochas e lampiões.
...Fonte :"Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: