24 de junho de 2010

Superlotação e imprudência podem ter causado atropelamento de trem que matou 12 na Espanha


Testemunhas afirmam que passageiros cruzaram ferrovia porque passagem estava cheia

Uma testemunha do acidente de trem que matou 12 pessoas na Espanha na noite desta quarta-feira (23) disse que a superlotação da estação de Castelldefels Playa, próxima a Barcelona, no nordeste do país, pode ter causado o atropelamento de um grupo de passageiros.
Marcelo Carmona, boliviano que aguardava para sair de um dos trens com a família, disse que a passagem de saída da estação estava "abarrotada", o que fez com que muitas pessoas fossem para a via férrea.
Após deixarem o trem em que estavam, as vítimas foram atingidas por outra composição em alta velocidade. Além dos 12 mortos, o acidente deixou ao menos 14 pessoas feridas, na maioria jovens que comemorariam as festividades de San Juan nas praias da região. Cinco das vítimas estão internadas em estado grave, de acordo com o jornal El País.
Testemunhas da tragédia disseram à agência Efe que os passageiros foram atropelados quando cruzavam as vias por um lugar proibido, após terem chegado à estação em outro trem.
Carmona diz que a passagem subterrânea por onde os passageiros deveriam sair ficou rapidamente lotada.
- O trem no qual íamos estava muito cheio de gente, centenas de pessoas, sobretudo jovens e adolescentes.
De acordo com a testemunha, o condutor do trem de alta velocidade ainda tentou tocar a buzina para alertar as pessoas que estavam na via.
- Eu estava com minha família e fiquei para trás quando abriram as portas. Os jovens saíram rumo à passagem subterrânea, mas ela é muito estreita e ficou lotada rapidamente. Então várias pessoas invadiram as vias. O trem chegou a toda velocidade, tocou a buzina várias vezes e, em poucos segundos, tudo estava cheio de corpos.
De acordo com Carmona, única maneira de atravessar a estação em direção à praia onde acontecia a festa era uma "estreita passagem subterrânea", pois a passarela da estação - uma passagem elevada - estava fechada.
...Fonte: "r7.com"

Nenhum comentário: