10 de junho de 2010

Prefeitura e BDMG mostram oportunidades de negócios em infraestrutura


A Prefeitura de Belo Horizonte expôs nesta quarta-feira, dia 9, no auditório do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), para empresários e investidores, oportunidades de negócios em infraestrutura para a cidade. Em março, a PBH havia assinado convênio de cooperação com o BDMG, com o objetivo de estruturar projetos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). A reunião já é fruto desta parceria e, na ocasião, grandes projetos de melhorias para a capital foram apresentadas.
O prefeito Marcio Lacerda falou das iniciativas da PBH e de projetos de grande impacto na cidade para os quais a Prefeitura pretende contar com projetos de concessões e PPPs para sua concretização. Marcio enfatizou também o planejamento estratégico para o progresso de Belo Horizonte em seus dois níveis - um relacionado ao programa BH Metas e Resultados, com ações previstas para sua gestão, em curto prazo, e o planejamento de Belo Horizonte que visa melhorias necessárias para a cidade até 2030. “É muito válido focarmos nesta visão de futuro, no que queremos para a nossa cidade daqui a 20 anos, para nos planejarmos desde já e trabalharmos para isso”, complementou.
A consultora técnica da Secretaria de Políticas Urbanas, Maria Caldas, apresentou dois projetos de grande porte para a cidade: o Centro de Convenções, a ser construído ao lado do Minas Shopping que contará com hotel e um espaço multi-uso; e uma alternativa para a utilização do Mercado Distrital do Cruzeiro, com a revitalização do Parque Amilcar Viana, em frente ao espaço.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, apresentou um detalhamento do projeto do Hospital Metropolitano do Barreiro. Quanto à função deste equipamento, o secretário esclareceu que ele será destinado a ser uma referência de atendimento de urgência e emergência no eixo sul da cidade e também para municípios do entorno. “É bom deixar claro que, hoje, o hospital conta com projeto arquitetônico e projetos complementares, como elétricos e hidráulicos, realizados. Já está contratada a primeira etapa da obra. A ordem de serviço foi dada agora na última semana”, acrescentou o secretário.
O presidente da BHTrans, Ramon Victor, expôs também o detalhamento de mais três projetos da Prefeitura que pretendem contar com concessão ou PPP: o novo terminal rodoviário, a ser construído junto à estação São Gabriel, dois terminais de BRT’s, a serem implantados em dois dos principais corredores de tráfego da capital e um conjunto de estacionamentos subterrâneos, para os quais os locais ainda não foram decididos. Alguns locais sugeridos por Ramon foram a área hospitalar, as proximidades da Praça Tiradentes e a região da Savassi, cuja procura por vagas de estacionamento registra maiores índices.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: