1 de junho de 2010

Prefeitura aumenta repasse para as creches conveniadas


A Prefeitura aumentou o repasse de recursos financeiros para as creches conveniadas. Este aumento foi diferenciado conforme a faixa etária de atendimento às crianças de zero até seis anos. Para as faixas etárias de zero a três anos, a Prefeitura repassará 15% retroativo a 1º de maio de 2010 e 5% a partir de 1º de outubro de 2010. Para as crianças de 4 a 6 anos, o aumento será de 10% retroativo a 1º de maio/2010 e 5% a partir de 1º de outubro/2010. Este aumento terá como base os valores praticados em abril de 2010.
O aumento concedido pelo prefeito Marcio Lacerda foi anunciado pela secretária de Educação, Macaé Evaristo, e pelo secretário adjunto Afonso Celso Renan Barbosa, no dia para a diretoria do Movimento de Luta Pró-Creche (MLPC). Macaé Evaristo salientou a importância da parceria com as instituições conveniadas. “Essa parceria é fundamental no sentido da ampliação da oferta de vagas da educação infantil e da melhoria constante da qualidade da educação”.
A secretária informou, ainda, que a Prefeitura continuará trabalhando para a valorização da rede de creches conveniadas. “Para tanto, já foi contratada uma empresa de consultoria para estudar os custos desta rede, visando subsidiar a política de convênios com a educação infantil”, informa.
O presidente do MLPC, Carlos Eduardo Silveira Gonçalves, aprova o esforço em valorizar o trabalho desenvolvido pela rede de creches conveniadas bem como dos profissionais envolvidos e solicitou a continuidade o diálogo entre as partes.
A Prefeitura também repassa toda a alimentação, kit escolar e kit literário para todas as crianças e a Revista Nova Escola para os educadores e coordenadores pedagógicos, além do acompanhamento pedagógico e ações de formação em serviço.
Desde 2008, a Prefeitura entrega a todas as creches conveniadas equipamentos de infraestrutura, materiais didáticos e brinquedos obtidos por meio de parceria com o Ministério de Educação e Cultura/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE), visando à melhoria do atendimento educacional das crianças atendidas pelas creches.

Escolas da Prefeitura terão carteiras inclusivas

A Prefeitura recebeu na última semana a doação das Carteiras Escolares Inclusivas (CEI) desenvolvidas pelo Instituto Noisinho da Silva. A solenidade de entrega , no Museu Histórico Abílio Barreto, contou com a presença da secretária de Educação, Macaé Evaristo, autoridades e parceiros. Cerca de 50 escolas da Rede Municipal de Educação serão beneficiadas.
A presidente do Instituto Noisinho da Silva, Maria Gezica Valadares, se emocionou durante a entrega das carteiras. “Saber que as crianças serão capazes de ter uma participação mais autônoma nas escolas me emociona. Com isso, terão possibilidades de garantir uma melhor aprendizagem”, ressalta.
A entrega das carteiras é uma parceria entre o Instituto Noisinho da Silva, o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Educação.
Para Macaé, o evento representa o topo de um trabalho conjunto entre os diversos parceiros governamentais e organizações não-governamentais. “A cadeira garante uma possibilidade maior de inserção das nossas crianças com deficiência nas salas de aula. Elas terão maior conforto e liberdade de movimentos. Essa ação é um passo importante para garantir cada vez mais a política de inclusão educacional”, conclui.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: