29 de junho de 2010

Obras no Mineirão avançam para cumprir calendário da Fifa



Foi assinada no sábado, dia 26, em solenidade realizada no hall principal do estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, a ordem de serviço que autoriza o início imediato da segunda etapa das obras que visam modernizar o estádio e adequá-lo às exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para que, em 2014, quando será realizada a Copa do Mundo no Brasil, o Mineirão esteja em plenas condições de sediar jogos da competição.
Em celebração aos 45 anos do estádio, várias personalidades foram homenageadas, entre elas representantes das mais importantes equipes que já passaram pelo gramado do Mineirão, como Cruzeiro, Atlético e América, os primeiros jogadores a marcarem gols no estádio com a camisa destes três clubes, o primeiro funcionário, França, jornalistas e cronistas esportivos, entre outros.
O prefeito Marcio Lacerda recordou a inauguração do estádio, em setembro de 1965, quando esteve presente. O jogo, entre a Seleção Mineira e o River Plate, da Argentina, teve um público superior a 73 mil espectadores e terminou com a vitória mineira por 1 a 0, gol do jogador do Atlético, Buglê. “Estamos dando adeus a este jovem de 45 anos que eu vi nascer, quando aqui estive na partida inaugural. É uma despedida por tempo limitado, mas com muita alegria, porque ele vai renascer belíssimo, como um dos melhores, senão o melhor, estádio do Brasil”, afirmou Marcio.
A primeira etapa de obras, quando foram realizados serviços de manutenção e correções na estrutura do Mineirão, já foi encerrada. Pelo fato de já ter iniciado a segunda etapa, na qual serão realizados serviços de escavação que permitirão o rebaixamento do campo, demolição de parte das arquibancadas inferiores, construção de escritórios e reforma dos banheiros e vestiários, Belo Horizonte e Minas Gerais cumprem integralmente com o cronograma de obras apresentado à Fifa no ano passado, visando à consolidação da capital como uma das principais sedes da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo de 2014.

As mudanças no Mineirão

Campo – Será rebaixado 3,5 metros para garantir a visibilidade dos torcedores a partir de qualquer lugar do estádio. Uma cobertura para reduzir incidência de luz solar no gramado será instalada.

Estacionamento – Terá 3.798 vagas, sendo 3.054 cobertas.

Entorno – Uma grande esplanada de aproximadamente 70 mil metros quadrados circundará todo o estádio e terá capacidade para abrigar 130 mil pessoas.

Passarela – Será construída uma passarela ligando o Mineirão ao Mineirinho, que será usado como centro de apoio às atividades da Copa.

Imprensa – Uma grande estrutura que poderá receber até 1.800 profissionais será montada no local, com acesso à internet, estúdios, sala de conferência, zona mista e área para entrevistas.

Ingressos – Serão eletrônicos e comercializados em 56 guichês de atendimento. As 173 catracas permitirão a entrada de todo o público em menos de uma hora.

Vestiários – Os vestiários e demais áreas reservadas a atletas e juízes terão acesso direto e exclusivo para a rua, sem que haja contato com imprensa ou espectadores.

Segurança – Sistema de segurança videodigital será implantado.

Telão – Dois telões de última geração, com dimensões de 12 x 6,8 metros serão instalados no estádio.

Subsolo – Receberá o escritório da Fifa, vestiários e demais instalações para os atletas.

Nível 1 – Área reservada para camarotes e apoio técnico. Sala de controle de som, iluminação e placares. Postos policiais com acesso independente com vista ampla para o estádio.

Nível 2 – Sanitários e áreas de alimentação que atenderão toda arquibancada superior. A tribuna de imprensa também ficará nesse nível.

Nenhum comentário: