11 de junho de 2010

Hiperidrose

Você já viu uma pessoa com aquela roda imensa de suor na camisa ou na blusa, na região das axilas? E pés que não param em chinelos e sandálias, deslizando por causa do suor? Já apertou uma mão suada e fria, como se fosse um sinal de constrangimento ou nervosismo? Pois é, tudo isso pode ser causado pela hiperidrose, uma desordem caracterizada por suor excessivo e que afeta aproximadamente 1% da população mundial.
O problema geralmente ocorre nas mãos (hiperidrose palmar), nos pés (hiperidrose plantar) e nas axilas (hiperidrose axilar), podendo se manifestar também na face e no couro cabeludo (hiperidrose crânio-facial). Ainda não se sabe exatamente quais são suas causas.
“Suar em bicas” é uma expressão muito usada por quem sofre com o problema. Há dois tipos de tratamento para ele: o clínico, que é paliativo, de efeito temporário ou mesmo nulo, e o cirúrgico, através do qual a hiperidrose pode ser curada ou amenizada retirando-se os nervos que regulam a sudorese das mãos, axilas e rosto. O procedimento é chamado de simpatectomia, e exige anestesia geral. O método, porém, não serve para a sudorese plantar e não está indicado para o tratamento da sudorese excessiva, que envolve todo o corpo.
Existem dois tipos de hiperidrose: a primária, que é causada pelo aumento da atividade do sistema nervoso simpático, e a secundária, consequência de outros problemas de saúde, como o hipertireoidismo. Daí a necessidade de o diagnóstico e o tratamento envolverem especialistas de diversas áreas para a correta diferenciação entre os dois tipos. A indicação de tratamento cirúrgico é apenas para a hiperidrose primária.
Para quem é portador, o excesso de suor independe do clima e da situação. Ele sua toda hora. Embora o problema se agrave quando o doente está nervoso. A hiperidrose é uma doença benigna, com a qual o paciente pode conviver a vida inteira, sem perigo de morte, mas os prejuízos psicológicos são grandes. As pessoas ficam envergonhadas e não querem mais sair de casa, com medo de se expor.
...Fonte: "arcauniversal.com.br"

Nenhum comentário: