24 de junho de 2010

Fontes quase centenárias da Praça da Liberdade passam por restauração


A atraente moça, que desde a década de 20, encanta os visitantes da Praça da Liberdade em Belo Horizonte com o puro gesto de ver o seu reflexo no espelho d´água, promete ficar ainda mais charmosa. A partir desta quinta-feira (24), a tradicional peça, esculpida em mármore e batizada de “Moça Mirando Espelho D’Água”, começa a ser restaurada, inclusive, providenciando-se a reintegração do seu braço, quebrado há dois anos por vândalos.
Além dela, a "Fonte dos Desejos", ou "Três Graças", também será recuperada. E a grande novidade é que os frequentadores poderão interagir e acompanhar todo o trabalho dos restauradores, no chamado Ateliê Vitrine.
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) coordenará o projeto, que tem investimentos de R$ 34.728. A intenção da entidade é a de aproximar o público da equipe de restauradores, chefiada pela italiana Marta Plaza, atentando para a riqueza de detalhes da minuciosa intervenção.
“Retiraremos parte dos tapumes em torno das fontes e colocaremos telas. Assim, as pessoas terão a oportunidade de se envolver e conhecer de perto como é realizado um restauro, tirando as suas dúvidas, na medida do possível, direto com os próprios profissionais”, conta o diretor de Conservação e Restauração do Iepha, Renato César de Souza.

PBH garante fontes em boas condições

Apenas as praças da Região Centro-Sul e os parques municipais reúnem mais de dez fontes. A Prefeitura de BH esclarece que as peças estão em boas condições, recebendo constantes ações de manutenção e limpeza. Quanto à água utilizada, a Copasa explica que, nos locais de sua competência – os parques tornam-se responsáveis se a água vier de nascentes -, instala hidrômetros e faz o tratamento para evitar possíveis contaminações.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: