30 de junho de 2010

BH tem nova sede de acolhimento à população de rua e aos migrantes


A população de rua passa a contar com um confortável espaço para dormir, cuidar da higiene pessoal e se alimentar. O prefeito Marcio Lacerda entregou nesta terça-feira, dia 29, a nova sede do Serviço de Acolhimento Institucional para a População de Rua e Migrante, localizada na rua Conselheiro Rocha, 351, no bairro Floresta.
A estrutura conta com 37 quartos, 12 banheiros, dois refeitórios, cozinha, auditório, salas de atendimento e pátio externo. Além disso, possui acessibilidade e está preparada para receber pessoas com deficiência. A alimentação será fornecida pelo Restaurante Popular. A capacidade de atendimento é de 400 vagas, sendo 320 para homens acima de 18 anos que vivem nas ruas e 80 vagas para migrantes.
“Toda grande capital tem o problema do migrante que chega e não tem o local para se alojar. O morador de rua tem a alternativa de um ponto provisório para se reintegrar à sociedade, por isso a importância de um espaço como esse”, afirmou o prefeito Marcio Lacerda, que realizou o descerramento da placa de inauguração do equipamento.
A nova sede do Serviço de Acolhimento Institucional para a População de Rua e Migrante representa uma conquista da própria população de rua, por meio do Orçamento Participativo Digital. “O Orçamento Participativo é uma das ferramentas de uma gestão democrática, que tem dado certo em Belo Horizonte e servido de exemplo para outras capitais”, disse Marcio. O imóvel foi cedido à Prefeitura de Belo Horizonte pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), na municipalização do Serviço de Atenção ao Migrante. O Serviço poderá ser acessado por demanda espontânea ou através de encaminhamento dos Serviços de Atendimento à População em Situação de Rua e Migrante.
A secretária municipal adjunta de Assistência Social, Beth Leitão, observa a importância da intersetorialidade e das parcerias entre órgãos e políticas públicas para o atendimento à população de rua. “Estamos vendo hoje o resultado de um trabalho coletivo, estamos entregando um equipamento bem estruturado, digno e que certamente terá condições de atender a esses cidadãos de forma mais adequada e respeitosa”, afirmou.  
A equipe que cuida do espaço também aprovou a mudança. “O nosso serviço vai aumentar e isso deixa todos muito animados, já que poderemos fazer um trabalho melhor para o usuário”, disse Bruna Aparecida Rocha, que coordena os serviços gerais.
O técnico em mecânica, Washinton José da Silva, de 51 anos, afirma que já dormiu em abrigos e albergues para a população de rua em todo o país. “Pelo que conheço aqui é o melhor lugar que existe para quem está fora de casa. Aqui tem disciplina, mas só funciona assim”, opinou.

Nenhum comentário: