23 de junho de 2010

Em frente ao computador

Como evitar problemas de coluna e dores no pescoço


Presente na vida de boa parte dos brasileiros, o computador tornou-se uma ferramenta fundamental nos dias de hoje. Seja para uso profissional ou para diversão, pessoas de todas as idades passam cada vez mais tempo sentadas em frente ao monitor e, às vezes, nem se lembram dos cuidados que devem ter com a postura. “É aí que pode começar uma série de problemas, como dores nas costas e torcicolo, por exemplo. O corpo humano não foi feito para ficar sedentário por muitas horas seguidas”, diz o quiropraxista Jason Gilbert, autor do livro "O Segredo da Coluna Saudável – Siga os passos para uma vida sem dor", lançado pela Editora Gaia.

Postura

Os equipamentos utilizados, como cadeira, mouse e monitor, devem ser posicionados de acordo com a estatura de quem está usando. “O mouse deve ficar na mesma altura do teclado e a cabeça deve ser mantida ereta, com a altura dos olhos um pouco acima do ponto médio do monitor. É fundamental adequar a altura da mesa e a posição do computador de acordo com a sua altura, para não ter que esticar demais os braços e o pescoço. A cadeira deve ser de boa qualidade, com a parte traseira rígida e imóvel, que não se move para trás e nem para frente conforme o movimento da pessoa. A altura deve ser adequada para permitir que os pés fiquem no chão e não suspensos no ar, ter 90 graus entre a panturrilha e a coxa da perna e apoio para os braços. Os ombros devem ficar numa posição relaxada e não elevados”, diz.

Movimente-se

A regra número 1 para quem passa horas e horas sentado é, de acordo com o especialista, movimentar-se a cada 40 minutos. “Dois minutos de caminhada no corredor da empresa ou no jardim de casa já bastam para manter a coluna no lugar. Alongamentos também ajudam”, aconselha.
Para compensar o sedentarismo do dia a dia, Gilbert frisa a importância de adotar o exercício físico. “Não podemos nos acomodar. Nossa saúde e qualidade de vida têm que ser sempre prioridade, portanto, caminhar já é um exercício excelente para compensar o tempo que passamos sedentários, e exercícios de alongamento são benéficos para compensar pelo tempo que passamos flexionados, com os músculos encurtados”, finaliza.

O que é a Quiropraxia?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas nas articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas, e de seus efeitos sobre o sistema nervoso e a saúde em geral. Ela resolve problemas sem cirurgia ou medicamentos, através de vários métodos terapêuticos, em especial a manipulação ou ajustamento articular.
...Fonte: "Arca Universal"

Nenhum comentário: