9 de junho de 2010

Barulhos noturnos atrapalham desempenho das pessoas pela manhã

Ruídos noturnos de aviões, trens e carros atrapalham o sono e prejudicam o desempenho das pessoas pela manhã, revelou um estudo que será apresentado nesta semana na conferência anual da Associação dos Profissionais do Sono (LCC).
Segundo a pesquisa, o som provocado pela passagem de um trem foi o que mais atrapalhou o despertar e a excitação dos voluntários, seguido pelo trânsito de carros e pelo barulho do avião.
Segundo Eva-Maria Elmenhorst, pesquisadora do Instituto de Medicina Aeroespacial de Colônia, “o estudo sugere que o barulho do trânsito pode atrapalhar o sono e impedir a recuperação da pessoa".
- A pesquisa reforça a importância de um ambiente quieto para um sono saudável e tranquilo.
Elmenhorst observou que o ruído do tráfego noturno pode causar efeitos mais fortes no desempenho das pessoas são suscetíveis aos distúrbios no sono. Os grupos de risco incluem crianças, trabalhadores de horários alternativos, idosos e pessoas com doenças crônicas.
O estudo foi feito com 72 pessoas com idade média de 40 anos. O sono delas foi monitorado por meio de polissonografia durante 11 noites seguidas. As gravações de ruídos de aviões, automóveis e trens foram tocadas no laboratório enquanto eles dormiam.
Cada modo consistia de oito diferentes níveis de ruído, tocados em cinco níveis de pressão, que iam de 45 a 65 decibéis, de um total de 40 eventos barulhentos.
O estudo foi projetado para que os participantes fossem expostos a até três modos de ruídos de trânsito a cada noite, produzindo entre 40 e 120 eventos barulhentos.
A pesquisa também incluiu uma noite de controle, sem qualquer tipo de ruído. A cada manhã, depois de acordar, os participantes fizeram um teste de vigilância psicomotora, de busca na memória e tiveram o desempenho neurocomportamental medido.
Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, o barulho provocado pelo trânsito causa reclamações de insônia ou sonolência diurna.
...Fonte: "r7.com"

Nenhum comentário: