10 de junho de 2010

Falta do equipamento fez Contran adiar início da exigência da cadeirinha

Prevista para entrar em vigor na quarta-feira (9), a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas ou assentos de elevação para crianças com até 7 anos e meio nos carros de passeio foi prorrogada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 1° de setembro deste ano. A escassez dos produtos no mercado, provocada pela corrida às lojas em busca dos equipamentos de segurança, foi o principal motivo para a mudança. Os pais que não fizerem o transporte adequado dos filhos estão sujeitos a uma multa de R$ 191,54, mais sete pontos na carteira, além da retenção do veículo.
Alguns produtos estavam em falta no mercado por conta da exigência, como o assento de elevação (booster), para crianças entre 4 e 7 anos e meio. O equipamento não tem encosto e é usado para que a criança fique na altura adequada para utilizar o cinto de segurança. A procura extra para não ficar fora da lei zerou os estoques das lojas.
O bancário Sérgio Maurício de Andrade, 44 anos, conta que já procurou a cadeirinha em três lojas de BH para sua filha Luane, 5 anos. “Meu nome está na lista de espera, mas tem mais de 30 pessoas na minha frente”, revela. O caso de Sérgio não é único. Segundo Ana carolina de Paula Ferreira, gerente da Loka Baby, no Bairro Caiçara, Região Noroeste de BH, 42 pessoas aguardam na lista pela chegada do produto. “Não há como atender a todos neste momento. Estamos listando os nomes para entrar em contato posteriormente”, promete.
Quando a fiscalização começar em setembro, o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) - uma das poucas garantias dos pais para a confiabilidade da segurança do produto - não será exigido pelo Contran. O órgão também vai dispensar o uso da cadeirinha no transporte público, como em ônibus, táxis e veículos escolares. Em Belo Horizonte, a fiscalização será feita pela Guarda Municipal e pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: