25 de agosto de 2010

Zoo-Botânica oferece treinamento para cadetes do Corpo de Bombeiros


Cerca de 60 cadetes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais participaram do treinamento “Contenção Física de Animais Selvagens”, realizado pelo Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. O evento teve como objetivo oferecer informações sobre equipamentos e técnicas utilizados para a contenção de animais silvestres que costumam ser resgatados por esses profissionais.
O treinamento ocorreu entre os meses de maio e agosto com a supervisão de veterinários do Jardim Zoológico que, em um primeiro momento, fizeram uma exposição teórica sobre os cuidados necessários durante a captura de animais, no sentido de garantir a segurança das pessoas e também a saúde das espécies. Além disso, tratadores e estagiários colaboraram no momento da prática.
De acordo com o tenente do Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros, Elias José Luciano, o treinamento oferecido é muito importante, pois complementa uma das disciplinas oferecidas pela corporação.
O cadete Douglas Batista de Jesus diz que as técnicas de captura servirão na formação dos futuros comandantes junto a equipes do interior. “O objetivo principal é adquirir o conhecimento adequado para prestar um serviço de qualidade para a própria população, além de provocar o menor dano aos animais”.

Relevância

O veterinário da FZB-BH, Herlandes Tinoco, reafirma a relevância deste treinamento. “Os bombeiros são constantemente solicitados a fazer contenções físicas de animais selvagens pela população. Ter noção dos efeitos do estresse, das técnicas corretas de captura e acomodação dos animais aumenta consideravelmente o sucesso da operação", explica.
Para a contenção física de animais selvagens deve-se levar em consideração alguns fatores como os mecanismos de defesa de cada espécie, o comportamento e o grau de estresse no momento da captura, a agilidade, a decisão e o bom senso de quem faz o resgate, além do uso adequado dos equipamentos de segurança. Para a demonstração das técnicas na FZB-BH foram utilizados o ouriço-cacheiro, a píton-albina, o tamanduá-mirim, o gambá, a arara-canindé, a jiboia e o lobo-guará.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: