20 de agosto de 2010

Venda de inverno 25% melhor deixa shoppings centers de BH otimistas


Com crescimento médio de 25% nas vendas neste ano, em relação ao mesmo período de 2009, e o apoio do frio mais intenso nesta estação, os shoppings de Belo Horizonte comemoram bons resultados com o encerramento das promoções de inverno. Para os próximos meses, em que estará nas vitrines a coleção primavera-verão, lojistas esperam manter os índices alcançados até o momento e superar resultados de crescimento planejados para o fechamento do ano, que gira em torno de 15%, de acordo com a maioria dos administradores dos shoppings. Os principais centros de consumo promovem eventos especiais para o lançamento de coleções enquanto se preparam para as campanhas de Natal, no final do ano.
Esse é o caso do BH Shopping, que lançou nesta quinta-feira (19) a exposição Moda e Cinema, aberta ao público gratuitamente até o dia 12 de setembro. A mostra, que custou ao shopping R$ 270 mil, foi planejada para marcar a entrada da coleção primavera-verão e deixar mais evidente a mudança das vitrines. A exposição é composta por fotos de desfiles e por criações dos estilistas mineiros Ronaldo Fraga, Graça Otoni, Victor Dzenk e Tereza Santos, tudo com inspiração no cinema.
“A moda vive desse ambiente de glamour e arte. Os grandes eventos que reúnem os estilistas funcionam como uma plataforma de negócios”, observa a coordenadora da mostra, Tereza Santos, que inspirou sua nova coleção no filme Lê Diable Blond, de Jean-Luc Godard.
A gerente de marketing do BH Shopping, Lívia Paolucci, explica que o crescimento do centro de compras no período de inverno foi de 19% em relação ao mesmo período do ano passado. Para a próxima estação, entretanto, haverá um salto significativo em vendas, entre 30% e 40%, devido à entrada de mais 80 lojas no mix do shopping, que está em obras para ganhar mais um andar.
No Shopping Del Rey, o inverno de 2010 está 25% melhor que o do ano passado. Mas a gerente de marketing Andrea Fernandes lembra que 2009 é um ano ruim para comparações. “Mas esperamos continuar alcançando crescimento entre 20% e 25% nesse segundo semestre. Os lojistas estão trocando as vitrines, alguns até ostentam as duas estações, colocando lançamentos e promoções lado a lado”, afirma. O Del Rey lança hoje a liquidação Ponto Mix, que vai até domingo, dia 20 de agosto.
Para Lucy Jardim, gerente de marketing do Minas Shopping, mesmo com um tíquete médio menor, a coleção primavera-verão acaba sendo melhor que a outono-inverno porque tem maior duração, indo de setembro a março. No Minas Shopping, o fechamento do inverno ficou estimado como 16% melhor que no ano passado, o que já bateu a média de crescimento esperada no ano, que ficaria entre 13% a 14%.
O Pátio Savassi também conta com a abertura de novas lojas para alavancar as vendas do período e avalia um crescimento de 14% no segundo semestre. Já no Shopping Cidade, julho foi melhor 17,5% em comparação a igual mês de 2009, e o primeiro semestre teve balanço positivo de 16,13%. A gerente de marketing Carolina Vaz avalia que a melhora do poder aquisitivo, o acesso ao crédito, o inverno mais frio e as ações promocionais do shopping formaram um conjunto favorável para o crescimento das vendas.
... Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

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