5 de agosto de 2010

Umidade relativa do ar deve aumentar nesta quinta


A partir desta quinta-feira (5), a umidade relativa do ar deve aumentar em Belo Horizonte, de acordo com informações do 5º Distrito de Meteorologia, devido a uma frente fria que chegou à Região Sudeste e provocou chuvas, principalmente no Rio de Janeiro. Os ventos do litoral devem trazer mais umidade para Minas Gerais, nos próximos dias. Durante a semana o índice chegou a 30%, quando o recomendável é 50%. A baixa umidade do ar provoca ou piora doenças respiratórias e é preciso cuidados especiais, principalmente com as crianças.
Segundo o meteorologista Jorge Luiz Moreira, nesta quarta-feira (4) houve aumento na umidade do ar, que chegou a 42%, depois da média de 35%, em Belo Horizonte. Ele observa que o período mais crítico é à tarde.
As crianças, por terem vias respiratórias mais estreitas, estão mais sujeitas a inflamações que precisam de cuidados especiais, segundo a diretora do Hospital Infantil João Paulo II, antigo Centro Geral de Pediatria, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Helena Maciel. Ela disse que, neste período, é comum um aumento em 30% no número de atendimentos, o que chega a 220 por dia.
Mas Helena Maciel observa que a vacinação contra a gripe H1N1 contribuiu para a diminuição dos atendimentos. “As pessoas ficaram mais tranquilas, sabendo que seus filhos estão vacinados e só procuram o nosso serviço quando realmente precisam”. A médica recomenda que os pais hidratem as crianças e sirvam alimentos mais leves, além de evitar que brinquem em ambientes abertos. “Como o ar está seco, elas se esforçam mais para respirar e acabam se sentindo mal”. Bacias de águas também são importantes para umidificar os ambientes.
..."Fonte: Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: