9 de agosto de 2010

PBH discute ações nas áreas de Educação e Juventude para planejamento estratégico de longo prazo


A Prefeitura de Belo Horizonte começou nesta sexta-feira, dia 6, o ciclo de reuniões temáticas para discutir o planejamento para Belo Horizonte em 2030. Com o tema Educação e Juventude, a coordenadora do programa BH Metas e Resultados, Beatriz Goes, destacou os investimentos e as ações que devem ser feitos nessa área para chegar à cidade que queremos daqui a 20 anos. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro).
Os principais aspectos abordados foram a redução da taxa de analfabetismo e de mortalidade, a extensão do tempo de estudos e a melhoria do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). Beatriz salientou ainda algumas ações já em execução através do programa BH Metas e Resultados para atingir a cidade desejada. Ações como a expansão dos centros de saúde para atendimento a usuários de álcool e drogas, a expansão de vagas na educação infantil e construção de novas Umeis, expansão dos projetos Escola Integrada e Escola Aberta, construção de escolas municipais, reforço escolar nas áreas de matemática e português, instalação de câmeras de vídeos e implantação da Guarda Municipal nas escolas, investimentos em segurança pública, qualificação profissional, promoção do esporte com ampliação do Programa Segundo Tempo, reformas das quadras e investimentos na área de cultura.
Ao acompanhar as apresentações, o prefeito Marcio Lacerda salientou o empenho de todas as áreas da Prefeitura na elaboração das ações, projetos e programas que estão sendo discutidos para a cidade daqui a 20 anos. “Queremos ajudar a construir o futuro da capital para 2030 com a maior participação possível e a Prefeitura tem se empenhado principalmente na área da educação, que é uma das áreas mais importantes, com o seu avançado quantitativo e qualitativo. A educação sempre será a base de qualquer futuro de qualidade”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo, destacou o objetivo principal do planejamento estratégico na área de educação. “Nosso foco com o planejamento é traçar metas para nossa cidade em relação ao desenvolvimento de Belo Horizonte, e a educação é um ponto fundamental no desenvolvimento da cidade. Temos que trabalhar muito no ponto de vista da universalização da educação básica. Esse é um ponto que está colocado em debate dentro da construção desse planejamento de BH para 2030”, afirmou.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Helvécio Magalhães, o conhecimento será o principal motor da economia nos próximos anos, associado à mão de obra qualificada. “Belo Horizonte tem muito que se destacar nesse sentido, pois tem tradição e escolas e universidades que são referências nacionais”, disse. Outro aspecto destacado pelo secretário foi a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região metropolitana, por isso a necessidade se de promover ações cada vez mais articuladas junto aos 34 municípios na solução de problemas comuns.
Na segunda-feira, dia 9, será realizada a reunião temática sobre infraestrutura, seguida pelas reuniões nas áreas da Assistência Social, Segurança e Cultura, Desenvolvimento Econômico e Saúde. O planejamento estratégico está disponível para consulta no site www.pbh.gov.br/bhmetaseresultados.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: