12 de agosto de 2010

Atrações para todos os gostos no encerramento do FIT-BH


Shows, performances e musicais ainda podem ser conferidos nos quatro últimos dias da décima edição do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT). E quem passou ontem pela manhã, próximo ao viaduto Santa Tereza, no Centro, viu uma cena inédita. Diversos sapatos espalhados na escadaria do Edifício Sulacap. Inspirado nos engraxates da capital, o projeto Paisagens Poéticas fez parte do festival, que se encerra no domingo, dia 15, e é um convite para vivenciar as expressões, os movimentos e os ritmos, unindo os espetáculos aos pontos turísticos da cidade. A programação completa está disponível no site www.fitbh.com.br/2010.
O projeto é uma intervenção urbana que se inspirou em crianças, carroceiros, moradores de rua e engraxates, pois estabelecem relações diferentes na cidade. A escolha dos engraxates foi pelo fato de estes profissionais trabalharem parados e percebendo o movimento de Belo Horizonte. “Queremos criar um cenário poético na cidade e quem passa cria o seu próprio sentido”, contou o ator Gustavo Bones.
Com o objetivo de sensibilizar o olhar de quem passa, a intervenção urbana percorreu os principais pontos da capital, como as praças Raul Soares e Sete e teve quatro apresentações: “Praça das Crianças”, “Carrociata Poética”, Caminhada Cênica” e “Engraxates”. Bones fez questão de destacar que a partir do convívio de afeto é trabalhada a construção de uma paisagem. “A rua é um espaço público, e assim, todos que transitam compõem o espetáculo, desde as pessoas até os ônibus que passam”.

Turismo

Para os amantes das artes cênicas, que vêm à cidade exclusivamente para o evento, o roteiro traz opções para todos os gostos e conciliam as apresentações e os pontos turísticos da capital. A programação em espaços abertos (ruas, praças e parques) é totalmente gratuita e as apresentações em palcos e espaços alternativos têm ingressos a preços acessíveis (R$ 24 a entrada inteira e R$ 12 a meia).
Com 16 anos de trajetória, o FIT é o maior e mais consolidado evento do calendário cultural de Belo Horizonte. O festival é realizado bienalmente pela Prefeitura, com parceria do setor privado. Com média de 150 mil pessoas por edição, o evento ultrapassa a marca de um milhão de visitantes na soma de todas as edições. Tendo sempre como critério central aliar qualidade e diversidade de linguagens artísticas, investindo na formação, na democratização de acesso e na internacionalização da capital, o FIT-BH é referência na cidade, cumprindo um de seus principais objetivos: projetar e inserir Belo Horizonte no circuito nacional e internacional das artes cênicas.
Não faltam atrações nos últimos dias, entre elas o espetáculo, inédito na América Latina, “Happy Days”, do diretor americano, Robert Wilson. A montagem, da companhia italiana Change Performing Arts, tem a atriz Adriana Asti como protagonista e estará em cartaz no Grande Teatro do Palácio das Artes sábado e domingo, às 21h30 e 21h, respectivamente. Baseada em um texto de Samuel Beckett escrito na década de 1960, a peça discute a fragilização do ser humano a partir dos efeitos do tempo e as possibilidades de ainda ser feliz. Na montagem, a personagem é vista como uma erupção no asfalto, um ser imóvel, rodeado por objetos organizados com precisão doentia, como se fosse uma bizarra composição do fotógrafo de naturezas-mortas Joel-Peter Witkin. A peça será apresentada com legenda.
Outro espetáculo que merece destaque é o monólogo “Simplesmente eu, Clarice Lispector”, dirigido e encenado por Beth Goulart, que será apresentado domingo, às 16h e às 18h30, no Teatro Sesiminas. A peça é um diálogo entre a autora e seus personagens sobre vida e morte, criação, Deus, cotidiano, palavra, silêncio, solidão, entrega, inspiração, aceitação e entendimento.
Beth falou sobre a importância do FIT e destacou os benefícios que o festival traz para a população. “A cidade ganha em todos os aspectos porque é uma mostra de artistas significativos que proporciona a chance do intercâmbio e do convívio de culturas diferentes, que se somam ao painel internacional da linguagem teatral”, disse. A atriz contou ainda que já esteve em Belo Horizonte com outros dois espetáculos e considera a cidade ideal para eventos como o FIT, porque, segundo ela, a população tem uma visão contemporânea da história, da literatura, da moda e do teatro.

Nenhum comentário: