3 de agosto de 2010

Belo Horizonte será destaque na maior feira do mundo


Durante toda a primeira quinzena de agosto, Belo Horizonte e Minas Gerais terão espaço especial no Pavilhão Brasil da Expo Xangai, a maior feira do mundo, com cerca de 500 mil visitantes por dia. Serão exposições audiovisuais interativas, com foco em Belo Horizonte (uma das sedes da Copa do Mundo e 2014) e nos atrativos turísticos do Estado. Além disso, uma missão de autoridades e empresários mineiros estará na China e fará apresentações sobre o Estado e a capital no cenário global e as possibilidades de atração de investimentos. A Expo Xangai ocupa um espaço de cinco milhões de metros quadrados e mostra as principais características de diversos países do mundo inteiro.O secretário municipal de governo de Belo Horizonte, Josué Valadão, é um dos representantes da Prefeitura na delegação de Minas e tem como foco principal as visitas guiadas aos pavilhões dos principais países e cidades para conhecer experiências sobre sustentabilidade e às zonas de desenvolvimento tecnológico do entorno de Xangai, como o Parque Industrial e Zona Econômica Especial de Suzhou, o Centro Tecnológico de Huawei e instalações da empresa brasileira WEG Motors.A participação da capital e do Estado de Minas Gerais na Expo Xangai partiu de um convite feito pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) a Belo Horizonte, por ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Negociações entre a Prefeitura e o Governo do Estado permitiram a organização da Missão Oficial, que entre outros objetivos, vai oferecer informações a empresários chineses para atração de investimentos para Belo Horizonte. A articulação da agenda em Xangai é coordenada pela Prefeitura em parceria com a Fiemg e Governo do Estado.Além de Josué Valadão, farão parte da missão o assessor para atração de investimentos da Prefeitura, Luiz Felipe Machado, e a diretora de Assuntos Institucionais da Belotur, Stella Maris Kleinrath. O Governo do Estado estará representado pela secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, e pelo subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Luiz Antonio Athayde. A vertente empresarial da missão é liderada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Jr., com cerca de 40 empresários - de vários setores da economia -, em delegações da própria Federação e do World Trade Center-BH.

Atração de negócios

A solenidade de abertura, que vai acontecer na segunda-feira, dia 9, terá a participação do embaixador do Brasil em Pequim, Clodoaldo Hugueney. Durante o evento, a delegação mineira apresentará os paineis “Panorama Macroeconômico do Estado de Minas Gerais”, “Belo Horizonte, Minas Gerais: Vocação para o Turismo de Negócios, Eventos e Lazer” e “Copa 2014: Desafios e Oportunidades de Investimento em Belo Horizonte”. Está confirmada também a realização de um seminário sobre negócios com a China, voltado exclusivamente para os empresários mineiros.A participação da comitiva na Expo Xangai faz parte do protocolo de intenções firmado pelo vice-governador da Província de Jiangsu, Wang Guosheng, com o Estado de Minas Gerais em março de 2010. O acordo prevê iniciativas de cooperação em áreas como ciência e tecnologia, investimentos e meio ambiente.
O premiado fotógrafo mineiro Robert Serbinenko apresenta Belo Horizonte na Expo Shangai 2010, através de 90 imagens da cidade. As fotos foram cedidas pelo artista e pela Belotur para a inédita programação visual no local. O fotógrafo é o único brasileiro a mostrar com imagens, a cidade de Belo Horizonte no evento. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de agosto, no Pavilhão do Brasil. A programação artística inclui ainda a apresentação do grupo Tambolelê e de Chico Lobo.

Turismo

Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e do Sebrae-MG organizou a participação de uma missão empresarial de turismo que contará com representantes do setor, no Estado. Esses empresários, entre os dias 9 e 14, farão visitas técnicas e de reconhecimento em equipamentos turísticos como hotéis, restaurantes e centros de convenções, seminários para empresários chineses e visitas guiadas à Expo Xangai. A missão mineira ainda apresentará Belo Horizonte e Minas Gerais como destino turístico para os empresários chineses. Serão ainda apresentadas estratégias dos organizadores de eventos e entidades ligadas à cadeia produtiva do turismo de Minas Gerais para a captação de eventos de grande porte e investimentos.

Exportações e importações

Minas Gerais é o Estado brasileiro que mais exportou para a China no primeiro semestre de 2010, respondendo por 23,1% das exportações nacionais. A China é o principal parceiro comercial do Estado nas exportações, com um crescimento de 0,9% em relação aos primeiros seis meses de 2009. Foram exportados US$ 3,1 bilhões, distribuídos entre 138 produtos, 6,1% a menos que 147 produtos vendidos nos primeiros seis meses de igual período do ano passado.
A pauta exportadora é extremamente concentrada, sendo que os cinco principais produtos correspondem a 96,9% do total exportado. Destaque para os grupos de minérios metalúrgicos (86% do total exportado) e produtos metalúrgicos (6%).
No primeiro semestre de 2010, as importações mineiras da China aumentaram 54,2% em relação ao valor importado de janeiro a junho de 2009, levando a China a se tornar o terceiro parceiro comercial de Minas Gerais nas importações. O valor total importado no primeiro semestre de 2010 foi da ordem de US$ 499,3 milhões, distribuídos entre 1.846 produtos.
...Fonte :"Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: