6 de agosto de 2010

Palácio da Liberdade é reaberto para visitação

Diferente das outras vezes, espaços que antes não eram abertos ao público, como os jardins, a capela e o quarto do governador poderão ser visitados



 No próximo domingo (8), o Palácio da Liberdade reabre seus portões para visitação. Diferente das outras vezes, espaços que antes não eram abertos ao público, como os jardins (originalmente projetados por Paul Villon, em 1899), a capela e o quarto do governador poderão ser visitados. Integrado ao Circuito Cultural Praça da Liberdade, o espaço será aberto à visitação pública todos os domingos, das 9 às 13 horas. Além de gratuito, o programa é uma verdadeira viagem aos bastidores das histórias dos governantes de Minas.
No trajeto da visita, que conta com guia próprio e dura uma média de 30 minutos, o público passa pelos 30 cômodos. Outra parte da programação é o hasteamento de bandeiras e troca de guardas, a partir das 8h30, em frente ao Palácio da Liberdade, que acontecerá no último domingo de cada mês. A cerimônia foi trazida e adaptada em 1984 por dois oficiais que estiveram em Londres, em visita ao Palácio de Buckingham, onde o mesmo tipo de evento é atração turística.
Entre as riquezas destacadas pelo Superintendente de Administração dos Palácios, Frederico Marinho, está a escadaria, logo no hall de entrada, em estilo art-nouveau, fabricada na Bélgica. “Além de conhecer um pouco mais da história republicana de Minas e do Brasil , as pessoas ainda têm a possibilidade de admirar toda a beleza arquitetônica e o requinte do edifício inaugurado em 1897”, disse Marinho. Projetado pelo engenheiro-arquiteto pernambucano José de Magalhães em estilo eclético, com predominância de elementos neoclássicos com influência da arquitetura francesa, o Palácio da Liberdade foi erguido pela Comissão Construtora da Nova Capital.
Parte dos materiais vieram da Europa e consequentemente a mão de obra teve que ser especializada. O resultado foi uma edificação (tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - Iepha, em janeiro de 1975) requintada e imponente.
Para se ter uma ideia da sofisticação, as armações de ferro das escadarias e as estruturas metálicas da cobertura vieram da Bélgica, as telhas, de Marselha, e o pinho-de-riga, madeira utilizada no piso, da Letônia. Para a pintura e decoração, foi contratado o artista Frederico Antônio Steckel, que veio do Rio de Janeiro trazendo uma equipe de decoradores nacionais e estrangeiros. O resultado de seu trabalho pode ser admirado nos tetos, nas paredes e nos ornamentos. As peças do mobiliário, tapeçarias, cristais, porcelanas e talheres também foram trazidos da Europa, principalmente da França. A fachada principal e balaustradas das entradas laterais foram executadas por Antônio Teixeira Rodrigues, o conde de Santa Marinha.
A visitação segue roteiro estipulado por técnicos do Iepha, para garantir a segurança do acervo. O visitante deve apresentar documento de identidade na entrada, depositar pertences pessoais nos guarda-volumes e, durante a visita guiada, é proibido o consumo de bebidas, lanches, uso de calçados de salto agulha, filmadoras ou máquinas fotográficas no interior do prédio.
Informações pelo telefone (31) 3217-9523 ou pelo e-mail administracaodepalacios@governo.mg.gov.br

Nenhum comentário: