13 de agosto de 2010

PBH inaugura primeiro Creas da regional Oeste


Mais um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) está em funcionamento em Belo Horizonte. A região Oeste ganhou sua primeira unidade, inaugurada por Márcio Lacerda durante as atividades do programa O Prefeito na Regional. Localizado na avenida Silva Lobo, 1.280, no bairro Nova Granada, o novo Creas presta serviços a indivíduos e famílias que tiveram seus direitos violados. Por meio de um conjunto de profissionais e processos de trabalho são oferecidos serviços especializados e acompanhamentos individual e em grupo.
Márcio salientou que, na área da Assistência Social, Belo Horizonte consegue dar bons exemplos e tem muito o que comemorar. Ele disse estar satisfeito em observar os avanços que foram previstos no programa BH Metas e Resultados. “A implantação de um Creas em cada uma das nove regionais da cidade irá facilitar a integração da rede de defesa e garantia de direitos. Temos que festejar esse avanço, que é muito significativo”, destacou Márcio. Incluindo a inauguração de ontem, cinco Creas já foram inaugurados na capital.
Secretário municipal adjunto de Assistência Social, Jorge Nahas explica que o Creas é um espaço que promove a organização dos serviços de média complexidade do setor. Segundo Nahas, são promovidos trabalhos com moradores de rua, deficientes, idosos, pessoas que perderam o vínculo familiar e que necessitam de atendimentos complexos. “É um conjunto de serviços que é oferecido de uma maneira mais direta”, afirmou o secretário.

Frentes de trabalho

Entre as ações do Creas, está o Serviço Especializado à Família e à Pessoa, com a oferta de atendimento psicossocial ao cidadão que foi vítima de qualquer tipo de violação de direitos como violência doméstica, negligência, abuso ou exploração sexual. Outra frente de trabalho é o Serviço de Abordagem, que atua diretamente com a população de rua. A equipe realiza encaminhamentos a serviços de saúde, retirada de documentos, abrigos e repúblicas, visando à saída da situação de rua em que se encontra. Também integra a iniciativa o Serviço de Medidas Socioeducativas, que atende adolescentes autores de infrações.

Crianças e adolescentes

O Creas conta ainda com unidades de atendimento na área central da cidade para crianças, adolescentes e adultos em situação de rua, tais como o Centro de Referência da Criança e do Adolescente (Praça Rui Barbosa, 50) e o Centro de Referência da População de Rua (avenida do Contorno, 10.852). Essas unidades oferecem atendimento diário, incluindo alimentação, higiene e oficinas socioeducativas. O atendimento nessas unidades tem também como objetivo favorecer a saída da situação de rua.

Conjunto Habitacional Mangueiras beneficia 144 famílias no bairro Betânia

Dentro das atividades do programa O Prefeito na Regional, Márcio Lacerda inaugurou o Conjunto Habitacional Mangueiras, no bairro Betânia, entregando à população 144 apartamentos, divididos em nove blocos. Márcio entregou à Sebastiana de Almeida, 91 anos, moradora mais idosa do conjunto, a chave do residencial, localizado na rua das Mangueiras, 120. Foram investidos R$ 6,8 milhões no empreendimento, que atende à Política Municipal de Habitação e contempla famílias integrantes dos Núcleos do Movimento de Luta por Moradia, participantes do Orçamento Participativo da Habitação e beneficiários do Bolsa Moradia.
Secretária regional Oeste, Neusa Fonseca destacou a importância da entregar de um novo conjunto habitacional aos moradores da região. “È muito gratificante entregar esse residencial. Através dele, oferecemos dignidade e socialização a essas pessoas”, afirmou. Neusa falou sobre a prioridade do projeto em facilitar o acesso das crianças à escola. Segundo ela, existem quatro escolas no entorno do conjunto, fator que influenciou na escolha do local para a construção.
Antes da mudança, a Prefeitura realizou, durante um ano, o Pré-Morar com os novos moradores do Mangueiras. A ação consiste na promoção de atividades informativas com as famílias, visando estabelecer um processo de socialização entre os beneficiários e a preparação para a mudança para um conjunto habitacional verticalizado.
Também foram discutidos com os participantes o processo de gestão condominial e a organização dos moradores no local. O trabalho social tem continuidade após a transferência das famílias, no próprio conjunto, e consiste na realização de iniciativas que visam à consolidação do condomínio, a educação sanitária, ambiental e patrimonial, além da capacitação profissional e geração de trabalho e renda.
William Rosa, síndico do conjunto e representante dos moradores na cerimônia de inauguração, disse que a moradia é um direito de todo cidadão, indispensável para constituir uma família. “Estaremos trabalhando para que novos residenciais sejam entregues à população. Agradecemos à Prefeitura pela ousadia de construir um conjunto como esse”, concluiu.
O prefeito Márcio Lacerda destacou a importância de reconhecer as principais necessidades da população e fazer um atendimento prioritário. “O nosso compromisso é de usar o dinheiro público com eficiência, respeitando os cidadãos, ficando sempre atentos ao compromisso social”, disse.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: