17 de agosto de 2010

BH recebe festival que incentiva preservação do meio ambiente por meio da reciclagem


Com o tema “Reciclando Atitudes”, começou em Belo Horizonte o 9º Festival Lixo e Cidadania, realizado pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), em conjunto com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Rede de Educação Cidadã e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Até sábado, dia 21, feiras, shows e exposições podem ser conferidos na Serraria Souza Pinto (avenida Assis Chateaubriand, 809, Centro) e no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (avenida Belém, 40, Esplanada). O evento tem o objetivo de incentivar técnicas de preservação do meio ambiente por meio da reciclagem e mobilizar a sociedade em torno da importância do catador de papel como agente social.
O festival foi aberto, na Serraria Souza Pinto, com a presença do prefeito Marcio Lacerda, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcia Lopes, além de representantes dos catadores de materiais recicláveis de 16 estados brasileiros. Marcio enfatizou o trabalho realizado pelos catadores e afirmou que é preciso mudar o comportamento da população em relação a esses profissionais. “É necessário trabalhar com urgência a mudança de comportamento da sociedade em relação à produção de resíduo, à reciclagem e à importância dos catadores, que são verdadeiros agentes sociais”, disse.

Linha de frente

Durante a cerimônia de abertura, o coordenador do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) em Minas Gerais, Luiz Henrique Silva, assinou um termo de adesão entre a instituição e os municípios de Itaúna, Machado e Nova Lima, que prevê a contribuição do governo municipal na contratação de cooperativas de catadores para a realização da coleta seletiva junto às comunidades.
Luiz Henrique destacou que o Brasil está na linha de frente quando se fala em reciclagem e em inserção social dos catadores e que o MNCR vem avançando muito nos últimos anos. Segundo ele, um evento como o Festival Lixo e Cidadania é uma boa oportunidade de interação entre os profissionais da categoria e os representes do governo. “A ideia é compartilhar as propostas com o poder público, para que todos estejam envolvidos no mesmo objetivo”, afirmou.
Desde ontem, catadores, ambientalistas, acadêmicos e demais interessados debatem temas como pagamento pelos serviços ambientais urbanos e a incorporação formal dos empreendimentos dos catadores na prestação de serviços da coleta seletiva. Neste ano, o Festival Lixo e Cidadania inova, oferecendo oportunidade aos catadores e representantes da sociedade civil, que, além de ouvir especialistas das áreas pública e privada, poderão participar ativamente dos debates. Entre quinta e sábado, dias 19 e 21, a programação inclui exposições de artistas plásticos brasileiros e franceses, além dos shows de Pedro Luis e a Parede, Orquestra Contemporânea de Olinda, Bossacucanova e Casuarina, entre outros.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: