11 de agosto de 2010

Trechos inéditos aumentam a adrenalina no Rally dos Sertões, que começa hoje


Os competidores do 18º Rally dos Sertões começam a disputar a maior competição da categoria no Brasil nesta quarta-feira (11) e 16 mineiros estão entre os 223 aventureiros que buscam não apenas o pódio, mas principalmente concluir a prova. Em número de participantes, Minas tem 7% do total e está atrás apenas de São Paulo, que reina absoluto com 89 competidores (40%), e Rio Grande do Sul, representado por 17 (7,6%). O número de participantes mineiros e gaúchos é quase o mesmo que o de estrangeiros (19), que representam 8,5% do total.Mas Minas, comparativamente, está bem representada. Das quatro modalidades em disputa, o estado está presente nos carros (caminhonetes ou jeeps), nos caminhões e nas motos, sem concorrer apenas nos quadriciclos. Nas motos, são sete competidores, enquanto cinco seguem de caminhão e quatro de carro.
Um dos mineiros que estará na aventura é Marco Túlio Lana, que defende a equipe Lana Racing ao lado do navegador belo-horizontino Leonardo Magalhães. A dupla viajará a bordo de uma Pajero TR4R, motor 2.0l, 16 válvulas, com 131 cv de potência. Os mineiros competirão na categoria Production T2, na qual podem participar carros que têm seus respectivos modelos comercializados normalmente, para rua.
Entretanto, a diferença é que os de ralis têm limites de modificações na carroceria, além de outras exigências de preparação estabelecidas pela organização da prova.
Um dos pontos que mais atrai os mineiros e os demais competidores na prova é que até 95% dos trechos são inéditos, o que faz com que a disputa seja equilibrada a cada ano, já que ninguém conhecerá os trechos por onde passará.
Nesta quarta, os competidores largam às 9 horas, em Goiânia, e rumam em direção a Caldas Novas, onde dormem. Nesse trecho, os pilotos percorrerão 204 quilômetros, sendo 133 de especiais cronometrados. Na quinta-feira (12), os pilotos saem de Goiás e entram no território mineiro, depois de oito anos sem passar pelo Estado. Nesse segundo dia de provas, eles percorrerão 446 quilômetros, divididos entre 230 quilômetros de deslocamento e 214 de especiais, até chegar em Unaí, no Noroeste do Estado.
A despedida de Unaí será na sexta-feira (13). Os pilotos voltam para o território de Goiás, rumo à cidade de Alto Paraíso. Serão 356 quilômetros, sendo que 240 deles de especiais. Os competidores passarão por mais sete cidades até chegar a Fortaleza, dia 20, onde estará a linha de chegada.

Do céu, aviadores ‘protegem’ competidores

A segurança dos pilotos e navegadores que competem no Rally Internacional dos Sertões não virá apenas de ambulâncias que fazem a guarda na terra, mas também de aviadores nos ares. Integrante da operação aérea da maior competição off road do Brasil, Cláudio Ambiel, também conhecido como “Pelicano”, vai para o seu 12º ano nesta função na aventura.
A operação aérea da prova é composta por dois aviões. Um Glastar comandado por Marcos Moraes, organizador do Rally dos Sertões, e um Cessna 172RG, pilotado por Ambiel. “Cada aeronave tem um espaço aéreo para que todos os trechos de cada especial esteja coberto pela equipe aérea”, disse Pelicano.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: