4 de agosto de 2010

Estação Leitura do Metrô-BH comemora um ano de criação


Pesquisas constatam: o brasileiro lê pouco. Um levantamento do Instituto Pró-Livro aponta que no Brasil há 77 milhões de “não-leitores”. Outros 95 milhões leem apenas 1,3 livros, em média, por ano. Nesta contramão, a Estação Leitura do Metrô-BH comemora na quarta-feira (3) um ano de criação com o saldo de pouco mais de 10 mil empréstimos realizados por 1.590 sócios, uma média de 6,28 de livros por usuário somente neste primeiro ano. Para marcar a data, às 16 horas, os usuários da Estação Central, onde a unidade está localizada, terão uma sessão de contação de histórias. Às 17 horas haverá a aresentação de um teatro de bonecos. As atrações são gratuitas e acontecem na escadaria interna do terminal.
Dos 1.590 associados da Estação Leitura Metrô-BH, quase 62% estão na faixa etária de 21 a 40 anos. A maioria, 1.061, reside na capital, seguido de leitores de Contagem (282) e Betim (75), ambas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O número mais expressivo, de acordo com o diretor-geral do Instituto Brasil Leitor (IBL), William Nacked, diz respeito às mulheres. “Representam 67% dos associados. Isso é maravilhoso. Essas mulheres, realmente, estão dominando”, observa Nacked, idealizador da biblioteca.
Exemplo disso é a jovem aprendiz Verônica Francine Ferreira Pereira, 19 anos, moradora do Bairro Monte Azul, Região Norte da capital. Há dez meses cadastrada na biblioteca, ela já retirou 27 títulos (2,7 livros lidos por mês). “Ia fazer o cadastro na Biblioteca Pública (na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul da capital). Mas como passo aqui todos os dias para trabalhar, a acessibilidade ficou muito melhor”, afirma.
Na terça-feira (2), a jovem pegou a obra “A Maçã no Escuro”, de Clarice Lispector. Na mesma hora, a universitária Izteliane Viana Santos, 19 anos, esteve na Estação Leitura para buscar “Gomorra”, de Roberto Saviano. “Escolhi no catálogo. Tem um milhão de livros aqui. Dá vontade de levar todos”, disse. A Estação Leitura tem atualmente 2.213 títulos. Os mais emprestados são os de literatura, representando quase 50% das retiradas. Em seguida, com 16%, são os de autoajuda.
A ideia de instalar uma biblioteca dentro da estação do metrô partiu do Instituto Brasil Leitor (IBL). “É uma grande vitória. Estamos mostrando que o brasileiro gosta de ler, sim. E o que é melhor: enquanto dizem que eles gostam de livros de autoajuda, identificamos que cerca de 75% dos sócios das bibliotecas criadas por nós procuram best-sellers nacionais e internacionais, além de clássicos”, comemora William Nacked.
Para José Dória, superintendente do Metrô-BH, a iniciativa é válida pois passou a atingir todas as camadas sociais da população. “Na Estação Central passam, diariamente, cerca de 20 mil pessoas. É uma opotunidade que elas têm de pegar uma obra e ler durante a viagem. Como veículos de passagem de pessoas, temos um papel muito importante na disseminação da leitura”, avalia.
No próximo mês, o diretor-geral do IBL pretende vir a Belo Horizonte iniciar conversas com a BHTrans para mais uma parceria. A intenção é instalar mais uma biblioteca em um dos terminais de ônibus na capital. “A ideia é bem ambiciosa”, enfatiza.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Um comentário:

fernando disse...

esse radar tira foto ?