14 de agosto de 2010

Diversão na hora de ‘espantar’ a poliomielite


Além de receber o reforço da vacina contra a poliomielite, a chamada paralisia infantil, as crianças com menos de 5 anos poderão se divertir no sábado (14), das 8 às 17 horas, durante a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação – a primeira aconteceu em junho. Alguns dos 7.285 postos de saúde espalhados pelo Estado vão promover uma programação especial, recheada de brincadeiras e atrações culturais. A expectativa é que mais 1,4 milhão de pessoas sejam imunizados em Minas, o que representa 95% do público alvo. O Estado está livre da doença desde 1987. O último caso foi registrado no município de Santa Maria do Itabira, na Região Oeste.
Em Belo Horizonte, cerca de 167 mil crianças estão convocadas a passar pelos 147 postos e outros 275 locais, como igrejas, praças e escolas, que vão disponibilizar as doses. A abertura oficial da campanha será realizada no Centro Esportivo Milionários (na Rua David Fonseca, 1.386), no Bairro Milionários, Região do Barreiro, a partir das 9 horas.
O local também abrigará em espaço dedicado à recreação. Então, enquanto cooperam para manter a poliomielite longe da cidade, os pequenos belo-horizontinos vão conferir apresentações de dança, curtir a música da banda SUScesso e participar de jogos de futebol e vôlei.
As demais regionais contarão com as tradicionais ruas de lazer, entre elas a Pampulha (no Centro de Saúde Ouro Preto – Rua Jonas Jean, 77, Bairro Ouro Preto) e a Leste (Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes – Rua Petrolina, 871, Bairro Sagrada Família).
Os pais também vão poder colocar a caderneta de vacinação dos filhos em dia. É que doses direcionadas à imunização de outras enfermidades, como a hepatite B, febre amarela, rotavírus e complicações respiratórias (pneumocócica), também serão disponibilizadas nos postos.
A gerente de Vigilância em Saúde e Informação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maria Tereza das Costa Oliveira, reforça a importância da presença e da cooperação de todos. “Mesmo aqueles que não tomaram a dose inicial em junho poderão agendar o reforço nas unidades de saúde”, explica.
...Fonte :"Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: