16 de agosto de 2010

Paralisação dos rodoviários atinge moradores de Nova Lima

Sem acordo, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH) não dá trégua e inicia nova paralisação parcial.
Duas empresas de Nova Lima, na Região Metropolitana da capital, não saíram das garagens e deixaram os passageiros sem transporte público na cidade, na manhã desta segunda-feira (16). Segundo o sindicato, 40 mil pessoas podem ser diretamente afetadas pelo movimento. Todas as empresas de Caeté, na Grande BH, também estão paradas.
Os pontos de ônibus amanheceram lotados e os usuários reclamam que foram pegos de surpresa. “Meu filho e eu estamos esperando há horas no ponto. Pegar táxi é muito caro e não temos outro meio de transporte para trabalhar”, disse a cuidadora de idosos Maria Deusdedith Faria. De acordo com coordenadores do sindicato, a paralisação acontece de foram alternada e sem aviso prévio, para não perder o “fator surpresa”.
Uma das viações que aderiu à paralisação foi a Novalimense, da Turilessa, grupo empresarial de transporte coletivo da Saritur. Apenas por essa empresa, deixam de circular 80 carros de sete linhas, entre elas: Nova Lima-BH, Rio Acima-BH e Raposos-BH. Segundo o motorista e delegado do sindicato, Leonardo Soares, essa empresa disponibilizou quatro ônibus gratuitos para buscar os funcionários em casa para trabalharem. “O objetivo seria fazer os trabalhadores furarem a greve, o que não aconteceu”, afirmou. Houve um princípio de tumulto e a polícia foi chamada para garantir a segurança dos envolvidos. A direção da empresa não quis comentar o assunto.
Outra viação que está paralisada é a Via Ouro, da empresa PH Transportes, responsável por cerca de 40 veículos, entre ônibus que circulam nos bairros e escolares que atendem à prefeitura de Nova Lima.
Segundo Lídio Costa, diretor de relações sindicais do STTRBH, enquanto não houver negociação com os patrões, 100% dos carros continuarão parados. Os trabalhadores reivindicam o cumprimento da convenção trabalhista assinada em março deste ano. Na pauta, está o fim dos ônibus sem cobrador, implantação de planos de saúde e programa de Participação em Lucros e Rendimentos (PLR).
De acordo com o soldado Paulo Henrique Oliveira, da 1ª Companhia da Polícia Militar, muitas viaturas e policiais estão nas ruas para garantir a segurança de motoristas, cobradores e passageiros. Um número maior de carros da PM foi deslocado para o Centro de Nova Lima e o Bairro Campo do Pires, onde ficam, respectivamente, as garagens da Novalimense e Via Ouro. “Durante a manhã e madrugada não houve violência ou grandes tumultos”, afirmou o soldado.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: