5 de novembro de 2010

SLU otimiza serviço de coleta domiciliar na área central de Belo Horizonte


Mais dinamismo e agilidade na coleta do lixo. Com esses objetivos a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) investiu no reforço da equipe e caminhões responsáveis pela coleta de resíduos domiciliares na área central da cidade e no replanejamento do percurso realizado por esses veículos. A partir deste mês, a atividade, realizada anteriormente por 14 caminhões e 56 garis, passa a ser executada na área central por 18 caminhões e 72 garis. O aumento da equipe de limpeza junto ao redimensionamento dos roteiros de coleta vai permitir que o serviço rotineiro seja realizado com mais qualidade, regularidade e, sobretudo, segurança.
Devido ao aumento da quantidade de resíduos gerados na área central da cidade, o serviço de coleta de resíduos domiciliares precisou ser replanejado, de forma a atender à demanda local. Os roteiros de coleta foram redivididos em maior número de itinerários. Essa mudança permite que a coleta domiciliar seja realizada com mais eficiência e dentro do tempo estabelecido.
A coleta domiciliar continua sendo realizada na área central diariamente, de segunda-feira a sábado, a partir das 20h. Nessa região, a SLU recolhe aproximadamente 205 toneladas de resíduos domiciliares por dia. “Devido à grande concentração comercial, de transeuntes e, do consequente aumento da geração de resíduos, estamos sempre buscando aprimorar o serviço de limpeza urbana da área central da cidade”, afirmou Lucas Garíglio, diretor de Planejamento e Gestão da SLU.

Coleta domiciliar

A coleta de lixo domiciliar consiste na atividade regular de coleta e transporte de resíduos sólidos gerados em edificações residenciais, comerciais, públicas e de prestações de serviços. A execução desta atividade é precedida de planejamento detalhado, de campanhas educativas e ações de mobilização social desenvolvidas pela SLU.
O planejamento propriamente dito consiste na elaboração de diagnóstico, no dimensionamento das áreas unitárias de coleta e no detalhamento dos roteiros de coleta dos caminhões. É feita uma discriminação, trecho a trecho, dos nomes das ruas, do tipo de coleta, do sentido do roteiro e do horário previsto para a execução do serviço. São ainda levadas em consideração as dimensões das vias, como largura e declividade, o sentido de circulação e as leis de trânsito, as condições de manobra e a pavimentação das ruas, as vistorias técnicas em campo e os parâmetros de projeto adotados pela SLU.
A frequência do atendimento pode ser de três vezes por semana (em dias alternados; segundas, quartas e sextas, ou terças, quintas e sábados) ou diariamente (de segunda a sábado).
...Fonte: "Prefeitura de BH"

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