3 de novembro de 2010

PBH amplia Projeto Leitura Para Todos nos ônibus da capital

Desde março, estão circulando nos ônibus da capital textos literários selecionados no concurso “Eu sou a Natureza” do Projeto Leitura para Todos, realizado em março deste ano pela Secretaria Municipal de Educação, BHTrans e Associação Cultural Teia de Textos. No dia 22 de outubro, iniciou-se a terceira etapa com divulgação em 53 ônibus de cinco outras linhas. Os textos foram produzidos por alunos, pais e funcionários de escolas da rede municipal de ensino. Publicados em diversos gêneros, como crônica, poema e contos, os textos nos levam a refletir sobre as relações entre os homens e os demais seres vivos, despertando uma consciência ecológica nos participantes e na população em geral. Essa fase do projeto foi dividida em quatro etapas, sendo cada uma com duração de dois meses. No total, vão circular 4.662 lâminas ilustradas e coloridas em 259 ônibus de 28 linhas próximas às escolas participantes do concurso. As linhas contempladas na terceira etapa são 302, 5506C, 9410, 2256A e 5502 B
O Projeto Leitura para Todos começou em 2004 e tem como objetivo levar à população a literatura, de forma gratuita e descontraída, e incentivar o hábito da leitura. Com o concurso "Eu sou a Natureza", o projeto Leitura para Todos visou também estimular a produção literária sobre um tema em destaque, como é o caso da natureza. Os textos são afixados na parte traseira dos bancos dos ônibus com cordões de nylon, plastificados no formato A4, permitindo que o usuário tenha acesso às obras literárias durante a sua viagem.
Em 2007, o Leitura para Todos foi o vencedor do prêmio VivaLeitura, dos ministérios da Cultura e da Educação na categoria "Sociedade: Empresas, ONGs, pessoas físicas e universidades", concorrendo com 1.860 projetos de todo o Brasil. Esse é o mais importante prêmio de incentivo à leitura no país.

Leitura para Todos Cidade Administrativa
O título "Leitura para Todos Cidade Administrativa" marca outro momento do projeto, contemplando ônibus de linhas que dão acesso à Cidade Administrativa. O patrocínio é da Accenture, empresa global de consultoria de gestão, já está na segunda etapa, utilizando 1.998 lâminas afixadas em 111 ônibus de 12 linhas que vão para a Cidade Administrativa e bairros do entorno. Um grande diferencial desse projeto é que ele conta com belas criações do funcionalismo público estadual, que tem enviado sua contribuição para a circulação de uma literatura de qualidade nos ônibus.
A intenção da BHTrans e da Associação Cultural Teia de Textos é expandir o Leitura para Todos para a frota total dos ônibus municipais de Belo Horizonte, despertando a atenção e o interesse pela leitura em pessoas de diferentes faixas etárias, tornando a viagem de ônibus mais divertida e atraente. No Brasil, a mídia mais eficiente depois da TV são os transportes coletivos. A BHTrans e a Teia de Textos estão empenhadas em buscar mais empresas dispostas a apoiar a ampliação do projeto. Os parceiros contam com isenção fiscal, já que o Leitura para Todos foi aprovado pela Lei Rouanet em 2007. A frota de ônibus municipais da capital tem hoje 2.832 veículos, que são utilizados por 1,5 milhão de passageiros diariamente. Outras empresas como o Hospital Semper, Agência Lapis Raro, AEC e Copasa já apoiaram o projeto por meio das leis municipal e federal de incentivo à cultura.
As linhas contempladas na segunda etapa patrocinada pela Accenture são 65, 66, 601, 609, 637, 642, 2207, 2224 A, 2234 A, 2234 B, 5513, 5517, 8650.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: