26 de novembro de 2010

Prefeitura promove show no Dia Mundial de Luta Contra a Aids


As bandas Bartucada e DAPENHA se apresentam no domingo, dia 28, no show que a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) promove em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. “Todos Somos Vulneráveis!” é o slogan do evento, que vai acontecer a partir de meio-dia, na Praça da Estação. O objetivo do evento é dar mais visibilidade às questões do viver com HIV/Aids e, principalmente, fazer com que as pessoas, em especial os jovens, reflitam sobre seu comportamento e atitude. Além dos shows, a população terá à disposição oficinas de sexualidade e de prevenção, distribuição de camisinhas e de material educativo.
O slogan “Todos Somos Vulneráveis” foi escolhido para chamar atenção para a realidade de distanciamento e negação das pessoas em relação às DST/Aids. Esse comportamento costuma afastar as pessoas das medidas de prevenção e os aproxima de atitudes de preconceito em relação a quem vive com HIV/Aids.
Para a referência técnica da Coordenação de DST/Aids, Anna Christina Pinheiro, domingo será um dia de mobilização. “A Aids é uma pandemia que não tem cura, mas tem prevenção. Nós temos que investir em uma campanha de educação permanente. Essas datas são importantes para mobilizar, afinal 80% dos casos de Aids são contraídos via relação sexual. A campanha tem enfoque nos adolescentes, que estão muito vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis. É preciso que eles se conscientizem que o uso do preservativo é a forma de prevenção mais eficiente”, afirma a coordenadora.

BH de Mãos Dadas contra a Aids

Na quarta-feira, dia 1º de dezembro, o Movimento BH de Mãos Dadas contra a Aids e as organizações parceiras promovem mais uma sensibilização da população para o controle da Aids na capital. A partir das 9h, será montado um stand no BH Resolve (avenida Santos Dumont, 363, Centro) com distribuição de preservativos e orientação de um monitor, com dicas de como usar a camisinha e os cuidados que devem ser tomados para se prevenir a doença. Na parte da tarde, as intervenções vão acontecer nas praças Sete, Hugo Werneck e Raul Soares.
Conforme dados da gerência de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, desde os primeiros registros da doença em Belo Horizonte – início da década de 80 – até hoje, foram registrados 7.975 casos de Aids na capital. A maioria dos casos é de pessoas que estão na faixa etária entre 20 e 39 anos (60% dos casos). A partir de 2003, houve uma diminuição na incidência anual, com estabilização nos últimos três anos em torno de 450 novos casos por ano.
Na década de 80, era registrado 11 casos em homens, para cada caso em mulheres. Hoje, a estatística aponta dois casos em homens para cada caso em mulheres. Em 2009, foram registrados 405 novos casos em moradores de Belo Horizonte, com 11 óbitos. Já em 2010, até o mês de novembro foram registrados, 218 novos casos e 14 óbitos.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: