29 de novembro de 2010


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania (Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência), e instituições ligadas ao segmento, convidam a todos para comemorar, no dia 3 de dezembro, “O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”. A celebração da data tem o objetivo de dar visibilidade à efetiva inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, adequando todos os setores sociais às necessidades delas, em respeito aos direitos humanos que ainda lhe são negados em todo o mundo.
O tema de 2010 enfatiza a prioridade para pessoas com deficiência no milênio e rumo a 2015: “Mantendo a promessa: Inserir a Deficiência como questão prioritária nos objetivos de desenvolvimento do milênio Rumo a 2015 e Além”. O Dia Internacional, instituído pela ONU em 1991, possibilita a todas as organizações interessadas (do primeiro, segundo e terceiro setores) a participarem desta grande festa da democracia.
Comemorar este dia tem gerado mais conscientização a respeito da imagem, das potencialidades, das necessidades e das contribuições de pessoas com deficiência, para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, na escola e em outros setores. O dia internacional tem ainda a intenção de gerar mais interesse e consciência sobre os direitos sociais, culturais, econômicos, civis e políticos das pessoas com deficiência. Esse assunto tem inspirado a realização de eventos esclarecedores sobre o tema da deficiência, até mesmo a criação de portais e sites na internet para disponibilizar um volume maior de informações.
Esse dia deve ser também um momento de reflexão sobre as questões da deficiência, as tendências, caminhos pelos quais as pessoas com deficiência e familiares estão em busca de estilos de vida independentes, meios de subsistência sustentáveis e segurança financeira. Mais informações sobre as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência podem ser obtidas pelo telefone 3277-4105/6949 ou pelo e-mail caappdbh@pbh.gov.br.

Programação

8 h - Concentração das pessoas, com batucada e desfile pelas Alamedas da Praça da Liberdade, interagindo com os freqüentadores da praça;

9 h - Início da manifestação a favor da Inclusão - fala das autoridades e de representantes das entidades (O papel de cada um) na efetivação da inclusão;

9h30 - Apresentações artísticas das entidades especializadas e alunos das escolas inclusivas da PBH;

11 h - Caminhada pelo centro da cidade, até a Agência Central dos Correios, na Avenida Afonso Pena, onde será feita a abertura da exposição de artes plásticas produzidas por Pessoas com Deficiência.
..."Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: