10 de novembro de 2010

Dia Mundial do Diabetes - Prefeitura promove ações de conscientização e prevenção


“Educar para prevenir”. Este é o tema da campanha do Dia Mundial do Diabetes, que será comemorado no domingo, dia 14. Com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os cuidados para se prevenir a doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES), realiza na sexta, dia 12, das 13h às 17h, no segundo andar da rodoviária, diversas ações de conscientização e prevenção.
Serão oferecidos exames (pé diabético), aferição do peso, altura e Índice de Massa Corporal (IMC), avaliação do risco de ser diabético em dez anos, orientações sobre nutrição, conservação e aplicação de insulina, atividades artísticas (apresentação da Banda da Polícia Militar e do grupo de teatro da SMSA, o MobilizaSus), verificação da glicemia capilar e pressão arterial dos diabéticos e de pessoas suscetíveis a desenvolverem a doença.
O terminal rodoviário foi escolhido pela coordenação do evento devido ao grande movimento de pessoas, sobretudo em períodos que antecedem feriados prolongados. No próximo dia 15, comemora-se a proclamação da República e a expectativa é que 50 mil passageiros passem pelo terminal.
O Dia Mundial do Diabetes conta com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU) e é lembrado desde 1997. Neste ano, estão sendo realizadas atividades durante uma semana, de 7 a 14 de novembro. No domingo, dia 14, grandes monumentos, hospitais e clinicas de várias cidades do Brasil e do mundo serão iluminados de azul, como forma de divulgar a data, entre eles, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o prédio da Sidney Opera House, na Austrália, e o Teatro Municipal de Lisboa, em Portugal.
...Fonte: Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: