30 de novembro de 2010

Natal leva 6 mil policiais às ruas de Belo Horizonte


Ruas e avenidas de Belo Horizonte receberão o reforço de 750 policiais nos dias anteriores às festas de fim de ano. O esquema especial de segurança quer oferecer maior tranquilidade aos consumidores e comerciantes e é uma das estratégias da “Operação Natalina 2010 e Férias Seguras”, lançada nesta segunda-feira (29) pela Polícia Militar (PM). Com os militares extras, o efetivo da PM em pontos estratégicos da capital, como Hipercentro, Savassi e Barro Preto, vai chegar a 6.050 homens. Cinquenta viaturas também serão empenhadas.
Segundo o comandante da 1ª Região de Polícia Militar, coronel Cícero Nunes Moreira, a maior circulação de dinheiro acontece entre as vésperas do Natal e janeiro, devido ao pagamento do décimo-terceiro salário. É quando também há mais aglomerações de pessoas tanto nos estabelecimentos comerciais como nos bancos, o que contribui para o aumento do número de crimes. “Nosso objetivo é antecipar a ação do infrator e trazer paz à cidade”, disse o comandante.
Entre as estratégias previstas, elaboradas a partir da análise dos comandos de todas regiões da capital e do mapeamento da criminalidade, está o aumento da equipe que monitora as 150 câmeras do Olho Vivo instaladas no Centro e na Região Noroeste de BH.
Atualmente, a PM trabalha com um policial para cada grupo de oito câmeras. Durante a Operação Natalina, porém, o número de equipamentos sob responsabilidade de cada PM vai cair pela metade. “Os militares atuarão de forma preventiva em todos os centros comerciais. Eles estão treinados para orientar e assistir aos comerciantes do município. Quando necessário, vão atuar na repressão aos crimes”, disse o coronel.
A comunidade receberá panfletos com medidas de autoproteção e será incentivada a denunciar movimentações suspeitas pelo telefone 190. Denúncias anônimas poderão ser feitas pelo 181.
Durante a Operação Natalina de 2008, roubos, furtos e arrombamentos tiveram queda de 9%. Mas 87 pessoas foram assassinadas em dezembro daquele ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Apoio no trânsito e contra flanelinhas

A PM também vai reforçar a fiscalização da Prefeitura no combate a flanelinhas irregulares e ambulantes. Segundo o gerente de Regulação Urbana da Regional Centro-Sul, William Nogueira, 400 fiscais serão empenhados durante as festas de fim ano.
Já o controle do trânsito na capital ficará a cargo da PM, da BHTrans e da Guarda Municipal, que destacou 114 homens para a função.
As operações contarão ainda com o apoio do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam), do Regimento da Cavalaria Alferes Tiradentes (RCTA), do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) e do Canil da PM.
O presidente da Associação dos Comerciantes do Hipercentro, Pedro Bacha, afirma que o reforço no efetivo da PM interfere em um maior movimento nas lojas. “A sensação de segurança leva a população flutuante de quase 2 milhões de pessoas a fazer compras com tranquilidade, aquecendo a economia”.
Para sensibilizar a população, apresentações teatrais feitas pelo grupo Juventude e Polícia vão levar dicas de segurança a locais com grande circulação de pessoas. As peças serão encenadas até 22 de dezembro.
A Operação Natalina vai até 6 de janeiro. A partir desta data, entra em vigor a Operação Férias Seguras, para prevenir arrombamentos em residências durante o período de férias escolares. Até 4 de fevereiro, equipes da PM serão descentralizadas em apoio aos bairros.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: