18 de fevereiro de 2010

Nasa divulga primeiras imagens feitas pela sonda Wise


A Nasa (agência espacial americana) comemorou nesta quarta-feira (17) as primeiras conquistas da missão Wise e divulgou as primeiras imagens do cosmos, que mostram, entre outras, a galáxia de Andrômeda e um cometa com um rastro de mais de 16 milhões de km. A sonda Wise começou a transmitir em 14 de janeiro e os cientistas da Nasa já receberam mais de 250 mil imagens, indicou a agência espacial americana em comunicado.
Ed Weiler, administrador adjunto do Diretório de Missões Científicas da Nasa, falou sobre o trabalho conduzido pela sonda.

- A Wise funcionou de maneira fabulosa. Estas primeiras fotografias estão demonstrando que a missão secundária da sonda de localizar asteroides, cometas e outros objetos será tão importante como observar todo o céu sob luz infravermelha.

Uma das imagens mostra um cometa batizado de Siding Spring, cujo rastro parece uma mancha de pintura vermelha com uma estrela azul. Pelos cálculos dos cientistas, a missão de Wise deverá terminar em outubro deste ano, quando deve acabar o combustível que alimenta seus instrumentos de funcionamento.
... Fonte: "r7.com"

Nenhum comentário: