22 de fevereiro de 2010

Belo Horizonte para com greve dos ônibus



Trânsito está lento e apenas oito linhas estão circulando na capital e Região Metropolitana. Não há táxis e estações do metrô estão superlotadas, assim como pontos dos coletivos no Centro e bairros


Desde a madrugada desta segunda-feira (22) os coletivos que atendem BH e a Região Metropolitana estão paralisadas, com pouqúissimas linhas circulando precariamente. Pontos estão lotados nos bairros e região Central, faltam taxis e vários motoristas estão dando carona a passageiros que não conseguem transporte.
Na estação do metrô São Gabriel, a situação é tensa, com usuários ameaçando colocar fogo nos poucos coletivos que estão circulando. O Batalhão de Trânsito está monitorando os piquetes que estão ocorrendo no local. No Bairro Caiçara, dois homens foram presos por depredarem um ônibus, no início da manhã, cujo motorista insistiu em trabalhar. Ele foi perseguido por uma moto e um carro e seus ocupantes jogaram pedras nos coletivo.
Os suspeitos foram presos e os veículos apreendidos na Avenida Américo Vespúcio, em frente ao número 850. Tumulto na garagem da Empresa Santa Edwiges, na Rua Espírito Santo, em Betim, entre policiais e motoristas e a PM precisou usar bombas de efeito moral para acalmar os ânimos.
Pequeno tumulto também registrado em Ibirité, que foi rapidamente controlado. Passageiros revoltados brigaram com motoristas e a PM precisou intervir. Um motorista chegou a ser detido mas foi liberado em seguida. Na Estação Diamante, outro tumulto foi controlado entre usuários e rodoviários e o mesmo ocorrendo no Bairro Morro Alto, em Vespasiano, a situação está controlada, mas o clima ainda é tenso no local.
No Bairro Florença, em Ribeirão das Nves, na garagem da Transimão, na Rua Ida Juveline, 52, um tumulto em frente à garagem envolvendo rodoviários e passageiros terminou na prisão de cinco grevistas, que foram levados para o 3º DP de Ribeirão das Neves. A situação estão sendo monitorada
Estão circulando as linhas 2402 (Glória/São Bernardo), 4245 (Santa Luzia/BH), 2101 (Grajaú/Sion), 807 (Estação São Gabriel/Ribeiro de Abreu), 711 (Estação São Gabriel/Solimões), 713 (Estação São Gabriel/Lajedo), 715 (Estação São Gabriel//Monte Azul) e 716 (Estação São Gabriel/Novo Aarão Reis).
Devido à falta de coletivos, o volume de carros aumentou, congestionando os principais corredores sentido centro e RMBH. estão engarrafadas as avenidas Amazonas, Cristiano Machado, Avenida Antônio Carlos, Andradas e Afonso Pena.
Nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado, as pistas exclusivas de ônibus foram liberadas para veículos de passeio para desafogar o trânsito. Em Contagem, congestionamento também na Avenida João César de Oliveira e Via Expressa.
O tempo médio de espera por táxi é de 40 minutos para chamadas às centrais e não há veículos nos pontos. Pontos de ônibus em vários bairros e na Região Central estão lotados. Nas estações de metrô, usuários chegam a esperar três viagens para embarque.
A BHTrans informou que a fiscalização eletrônica de horário está sendo feita e as empresas que estiverem descumprindo serão autuadas. A BHTrans alegou ainda que a responsabilidade da circulação dos coletivos nas ruas é da Guarda Municipal e da Polícia Militar. A empresa fará apenas a fiscalização dos hiorários e orientação do trânsito.
... Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: