1 de fevereiro de 2010

Hospital Odilon Behrens humaniza e agiliza atendimento do pronto-socorro



O Hospital Municipal Odilon Behrens (HOB) tem praticado, desde dezembro do ano passado, a repactuação dos fluxos internos do Pronto Socorro (PS) com o objetivo de facilitar, agilizar e humanizar o atendimento às pessoas que procuram a assistência médico-hospitalar da instituição. O procedimento foi executado pela Gerência de Pronto Socorro e pela Diretoria de Atenção Ambulatorial de Urgência, com a participação da gerente do Pronto Atendimento, Terezinha Pacheco, e da enfermeira Danielle Santiago, beneficiando os mais de 14 mil pacientes recebidos mensalmente no PS.
O fluxo interno é como uma diretriz que orienta os servidores sobre quais os caminhos o paciente deve seguir ao chegar no hospital pelo PS. A repa­ctuação permitiu determinar os atendimentos de urgência, redefinindo os caminhos e procedimentos que o paciente deve seguir ao entrar no hospital.
Uma das vantagens da repactuação do fluxo é um melhor acolhimento por parte dos profissionais relacionados ao atendimento aos usuários no HOB. Um novo fluxograma também possibilita uma real avaliação da demanda de cada setor, o que leva a uma possibilidade de melhoria do hospital como um todo.
O gerente do Pronto Socorro, Danilo Matias, explica que, além de classificar o pacien­te em relação à gravidade de seu estado, o servidor pode conduzi-lo ao setor que ele deve ir e informá-lo sobre quem irá atendê-lo. Através de um fluxo bem incorporado às práticas profissionais, o usuário será encaminhado ao setor adequado à sua necessidade. “Há uma maior segurança ao paciente grave que chega ao PS. Ele será atendido dentro do tempo esperado e no local correto, evitando situações que possam trazer riscos para ele próprio”, destacou.
Embora esta reavaliação de procedimentos já tenha ocorrido, Danilo ressalta que “esta modificação é um processo, no qual é preciso um trabalho de conscientização ampla da equipe e a criação de uma nova cultura organizacional, o que leva certo tempo”.

Nenhum comentário: