26 de fevereiro de 2010

Casos de dengue crescem 32,7% em uma semana

Na capital, os casos confirmados da doença passaram de 800 para 1.056



O número de confirmações de casos de dengue em Belo Horizonte teve aumento de 32,75% em uma semana, passando de 800 para 1.056, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (24) pela Secretaria Municipal de Saúde. Três desses casos foram de dengue hemorrágica, um a mais que na semana passada. No comparativo entre janeiro do ano passado e deste ano, o aumento foi de 74% de casos notificados (suspeitos), na capital. Em Minas Gerais, conforme números da Secretaria de Estado de Saúde, as notificações até 22 de fevereiro chegaram a 19.296. Um número que já ultrapassa os casos registrados no período janeiro/fevereiro de 2009, quando foram notificados 15.987 casos.
No comparativo entre os meses de janeiro de 2009 e de 2010, as notificações no Estado já é mais que o dobro, passando de 5.305 para 12.393. Até agora, foram registrados quatro casos confirmados de morte pela doença no Estado, todos no interior.
De acordo com a gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de BH, Lúcia Paixão, o aumento das confirmações na capital ocorreu devido à antecipação do período de chuvas e ao calor. “Chuvas e temperaturas elevadas provocam o aumento de eclosão de ovos do mosquito Aedes aegypti”, explicou.
Em Belo Horizonte, a Região de Venda Nova, onde ocorre a maior parte dos casos, as confirmações passaram de 391 para 489. As demais regiões com maior incidência são a Norte e a Nordeste.
No Estado, os municípios com mais casos notificados de dengue neste ano são Belo Horizonte, Montes Claros, no Norte de Minas, Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Pirapora, também no Norte.
Na capital, a Prefeitura realiza ações educativas de combate à doença em várias escolas. Na Escola Municipal Sobral Pinto, no Conjunto Paulo VI, na Região Nordeste, os alunos participam de ações que vão desde a confecção de crachás para o trabalho de campo, pesquisa de coleta de dados de porta em porta na comunidade, até a sistematização dos dados, visualizados por meio de gráficos e planilhas eletrônicas, que serão entregues ao posto de saúde.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: