11 de fevereiro de 2010

Juros do cheque e empréstimo ficam estáveis



A taxa de juros do cheque e dos empréstimos bancários ao consumidor permaneceram estáveis em fevereiro, em 8,79% e 5,17% ao mês respectivamente, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Procon-SP.
Os analistas afirmam que os bancos aguardam uma decisão em relação à taxa básica de juros, a Selic, que permaneceu em 8,75% em janeiro. Caso ocorra alguma elevação nos próximos meses, que o governo já cogita como forma de conter a inflação, a expectativa é que os juros bancários também sejam alterados. A última alta se deu na reunião de setembro de 2008, época de início da crise internacional, quando chegou a 13,75%.
A pesquisa, feita no último dia 2, envolveu dez instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.
Apesar de não ter havido aumento, o juros do cheque especial, que é usado sempre que o cliente entra no “vermelho”, corresponde a 174,74% ao ano – a maior taxa de juros bancário. Dessa forma, todo o cuidado é pouco na hora de pedir um empréstimo no banco seja por meio de empréstimo pessoal ou na hora de usar o cheque especial.
O Procon alerta que o consumidor deve tomar alguns cuidados como utilizar o cheque especial somente em situações emergenciais e de curto prazo, pesquisar linhas de crédito mais baratas, como, por exemplo, o crédito com desconto em folha (consignado), evitar empréstimos de longo prazo e não assinar nenhum contrato sem antes estar ciente de todos os custos envolvidos na contratação.
... Fonte: r7.com

Nenhum comentário: