22 de dezembro de 2010

Projeto acaba com jogo após novela em BH

Texto do vereador Carlos Henrique deve ser votado hoje, em primeiro turno, no plenário

 Voltar para casa de madrugada após assistir a uma partida de futebol em Belo Horizonte pode se tornar coisa do passado. Deve ser votado hoje em primeiro turno, na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte, um projeto de lei que obriga os jogos dos Campeonatos Mineiro e Brasileiro em Belo Horizonte a começarem, no máximo, até as 20h30.
Na última segunda-feira, foi aprovado na Casa o recurso contra o parecer de inconstitucionalidade dado pela Comissão de Legislação e Justiça. Com isso, o projeto volta a tramitar e entra na pauta de votação do plenário. Jogos oficiais da seleção brasileira e da Copa do Mundo estão excluídos do projeto.
As justificativas, de acordo com o autor da proposta, o vereador Carlos Henrique, são muitas. Segundo ele, jogos que começam às 21h45 ou às 22h comprometem a segurança do cidadão. Segundo o vereador, até mesmo a Polícia Militar prefere jogos mais cedo.
Carlos Henrique reforça também a questão da comodidade. Ele lembra que muitos torcedores que vão para jogos às 22h precisam pegar ônibus para voltar e, com isso, chegam em casa mais de 1h. "E, no dia seguinte, precisam trabalhar cedo, o que pode interferir em sua produtividade. Sem falar nas pessoas que moram em cidades próximas e querem ver os seus times".
O vereador diz não se importar com a possível pressão da televisão, que determina o horário dos jogos. "Não me preocupo com a influência e o poder econômico de fortes grupos. Minha preocupação é legislar para o coletivo", afirmou.
A Rede Globo, que possui os direitos de transmissão dos Campeonatos Mineiro e Brasileiro, informou que só vai se pronunciar após a decisão definitiva dos vereadores. Em caso de descumprimento da lei, será fixada multa de R$ 100 mil, destinados ao Fundo Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte.
>> Fonte: "Jornal O Tempo"

Nenhum comentário: