14 de dezembro de 2010

Mais 13 mil livros para bibliotecas municipais e comunitárias

 Com o objetivo de promover o incentivo à leitura e a qualificação de bibliotecas, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), realizou a entrega de 13 mil novos livros às bibliotecas municipais e comunitárias, evento que integra o projeto Belo Horizonte, Cidade Leitora. A solenidade, que faz parte das comemorações do 113º aniversário de Belo Horizonte, aconteceu no Salão Nobre da PBH (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro) e contou com a presença do prefeito Marcio Lacerda, do secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas, da presidente da FMC, Thaïs Pimentel, da diretora executiva da Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias de Belo Horizonte, Viviane Pereira Pinto, da diretora de Leitura e Informação da FMC, Silvana Cóser, além de outras autoridades.
Marcio Lacerda ressaltou a satisfação de mais um dever cumprido. “Qualificar ainda mais as nossas bibliotecas públicas e comunitárias para incentivar o hábito da leitura é um compromisso que assumimos com a cidade”, afirmou. Para Viviane Pinheiro, a doação dos livros irá proporcionar boas leituras a todos que dependem das bibliotecas comunitárias.
A aquisição dos exemplares, realizada pela Diretoria de Leitura e Informação da FMC, foi uma das maiores já feitas para qualificação das bibliotecas da rede pública e teve um investimento de R$ 240 mil, sendo que a maior parte dos volumes são obras da literatura brasileira. A escolha dos livros foi realizada por uma comissão de seleção de acervo bibliográfico e composta por especialistas em literatura, bibliotecários e representantes dos centros culturais. “Os livros podem conquistar o leitor para uma aventura, que significa uma ampliação de sua capacidade de se perceber no mundo”, ponderou Thaïs Pimentel.

Bibliotecas contempladas

A seleção das bibliotecas que receberão os exemplares foi feita com base na necessidade social, aliada ao trabalho desenvolvido e à localização na cidade. Para a distribuição dos livros às bibliotecas dos centros culturais, a Diretoria de Leitura e Informação considerou a amplitude de cobertura das regionais. A estratégia de distribuição dos novos acervos foi articulada com a Diretoria Especial de Equipamentos Culturais da FMC, que coordena a Rede de Centros Culturais. Cada biblioteca municipal escolhida receberá cerca de mil livros, além de computadores e mobiliário. Já as bibliotecas comunitárias receberão 400 exemplares, a maioria de literatura para crianças e jovens.
Outro local que também irá receber os livros é o Ponto de Leitura do Parque Municipal Américo Renné Gianneti, que recebe um público variável e considerável. “Serão repassados ao espaço cerca de 500 obras. Estamos renovando o mobiliário e adequando o acervo a esse público, acrescentando livros novos”, contou Silvana Cóser.

Nenhum comentário: