20 de dezembro de 2010

População de BH ganha novos leitos hospitalares

 A população de Belo Horizonte agora passa a ter 30 novos leitos no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Cybele Pinto Coelho, do Grupo Santa Casa. A novidade é mais uma etapa concluída do Projeto Santa Casa 1.000 Leitos SUS, que tem como objetivo transformar o hospital em unidade de atendimento 100% SUS. Com o lançamento do projeto, iniciado em dezembro de 2009, a instituição contava com 773 leitos e, a partir de 2012, com a conclusão das reformas e expansões, serão 1.085 para o SUS. A solenidade de entrega dos leitos, que faz parte das comemorações do 113º aniversário da capital, foi realizada na sexta-feira, dia 17, no auditório da Santa Casa, no bairro Funcionários, e contou com a presença do prefeito Marcio Lacerda, do secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, do provedor da Santa Casa da capital, Saulo Levindo Coelho, do secretário adjunto do Estado de Saúde, Vagner Eduardo Ferreira, entre outras autoridades.
Os novos leitos estão na ala B do 4º andar da Santa Casa e foram concluídos em cinco meses de obras. São 30 vagas de CTI, sendo dois isolados, que possibilitarão a transferência dos ocupantes do 2º andar, que será reformado e ampliado, passando dos atuais 30 leitos para 40. De acordo com Marcio Lacerda, o projeto tem uma participação importante da Prefeitura e faz parte de um plano estratégico para ampliar o atendimento do SUS na capital. “Nos últimos anos estávamos perdendo leitos e agora estamos avançando muito ao agregar novas vagas. Com a entrega desses novos leitos, será reforçado o atendimento de alta complexidade”, contou.
Marcelo Teixeira ressaltou que a inauguração representa mais um passo dentro da parceria que foi estabelecida há exatamente um ano, quando foi lançado o Projeto Santa Casa 1.000 Leitos. “A rede 100% SUS cria um serviço preferencial de atendimento para a saúde pública na cidade e permitiu ao longo desse ano uma ativação de 396 leitos hospitalares. Isso equivale à criação de um hospital de grande porte”, contou. Segundo ele, todos os leitos são objetos de contratação pela PBH com recursos do fundo municipal. “No caso da Santa Casa, foi feito um adiantamento de R$ 20 milhões, que tem permitido fazer a reforma dos andares para melhorar o atendimento”, disse.
Para o superintendente-geral do Grupo Santa Casa, Porfírio Andrade, as parcerias são fundamentais para melhorar o atendimento. “Com o apoio dos parceiros, teremos condições de oferecer um serviço de qualidade para os usuários”, afirmou. O projeto também busca a diminuição do tempo de espera nas internações pelo Sistema Único de Saúde.


Nenhum comentário: