20 de dezembro de 2010

BH prepara construção de novo centro administrativo

 A Prefeitura de Belo Horizonte está contratando uma empresa que vai entregar, no final de 2011, um estudo para a construção de um centro administrativo na capital. O local vai reunir as secretarias municipais, empresas como a BHTrans e a Belotur, além de órgãos como a Urbel, a Fundação de Parques e Jardins. A exemplo da Cidade Administrativa erguida no Vetor Norte pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB), a construção deverá ser um marco da gestão do prefeito Marcio Lacerda (PSB).
 O resultado da licitação sai em fevereiro e o custo estimado do projeto é de R$ 2,9 milhões. O dinheiro virá dos cofres do próprio município. “A nossa intenção é baratear custos e otimizar o trabalho da prefeitura, uma vez que as nossas secretarias e empresas estão espalhadas pela cidade. Veja bem, a BHTrans no Buritis, a Belotur no Funcionários, a SLU no Santa Efigênia. Imagine a dificuldade quando temos que reunir todo mundo”, disse o prefeito ao Hoje em Dia.
 O projeto do centro administrativo de Belo Horizonte será entregue antes do final do mandato de Lacerda, mas o início da construção só deve ocorrer a partir de 2013. Lacerda, que não descarta a possibilidade de disputar a reeleição, “dependendo de como estiverem as forças políticas em 2012”, poderá ser o construtor da nova sede do poder.
 A primeira tarefa da empresa que vencer a licitação será levantar o custo total que a prefeitura tem com aluguéis de prédios e a economia que poderá ser feita com a concentração do poder municipal num só local. Lacerda defende que o centro administrativo seja uma construção mais vertical que a Cidade Administrativa do Governo do Estado, dentro da Avenida do Contorno. Mas, se não for encontrado este local, poderá ser num bairro próximo. Assessores dizem que o Aeroporto Carlos Prates, que chegou a ser cogitado para abrigar a nova sede do Governo estadual, não deve ser a opção. Desapropriações não estão descartadas.
 “A prefeitura tem muito imóvel próprio e outros alugados. Esta empresa especializada vai estudar a logística da administração municipal hoje e fazer um pré-projeto para o nosso centro administrativo”, afirmou o prefeito. As administrações regionais vão permanecer em seus endereços, pela necessidade de estarem próximas às comunidades que atendem.
 Para sustentar que a cidade ainda comporta grandes construções, Marcio Lacerda contou que um anteprojeto que corre na Prefeitura de Belo Horizonte, para fins de estudo, prevê a construção de uma torre de 350 metros na cidade. Um prédio de aproximadamente 115 metros está sendo estudado por um grupo empresarial, cujo nome não foi relevado.

Nenhum comentário: