3 de setembro de 2010

Retirado da Praça da Liberdade, helicóptero vai participar de desfile


O helicóptero de guerra que ficou exposto na Praça da Liberdade desde domingo (29) foi removido na madrugada desta quinta-feira (2) do local e levado para a Rua Piauí, no Funcionários. Sem autorização para ficar exposto em área pública, a aeronave foi, à noite, novamente rebocada para novo endereço, em um ponto sem saída da Rua Maranhão, em frente ao Corpo de Bombeiros. O dono do aparelho, que até então era desconhecido, foi localizado e multado em R$ 700.
João de Souza Armani é presidente da Associação dos Reservistas do Brasil. Na terça-feira (31), quando o helicóptero ainda estava na praça, ele recebeu uma notificação da Prefeitura de Belo Horizonte. Antes de ir para a Praça da Liberdade, o aparelho estava no Colégio Militar. De acordo com João Armani, ele foi comprado pela associação há um ano, de uma família de Lagoa Santa (RMBH). Antes, a aeronave, que pertenceu ao empresário Roberto Navarro, então dono da Vide Bula, integrou a decoração da loja que ficava no extinto Bahia Shopping, no Centro.
De acordo com o gerente de Regulação Urbana da Regional Centro-Sul, Willian Nogueira, a multa aplicada atende determinação do Código de Posturas, que pune a ocupação do logradouro público sem prévio licenciamento. Da Praça da Liberdade, o helicóptero UH-1H 442, fabricado nos Estados Unidos em 1960, foi levado para a rua Piauí e ficou estacionado atrás do Corpo de Bombeiros, ocupando o lugar de cerca de três veículos. Por isso precisou ser transferido de novo, dessa vez para a Rua Maranhão.
Sem concordar com a multa, Armani pensou ser desnecessário entrar com pedido de autorização, já que o equipamento fará parte das comemorações da Semana da Independência, e vai participar do desfile de 7 de Setembro na Avenida Afonso Pena. “A fiscalização me ligou pedindo para tirar. Eu realmente não pedi autorização porque achei que não fosse preciso”, afirmou João Armani.
Willian Nogueira alegou que, mesmo estacionado, o helicóptero fica em exposição, atrai os olhares e pode causar algum risco para quem passa. Na noite desta quinta, várias pessoas que passaram pela Rua Piauí, a pé ou de carro, pararam para ver o aparelho. “Quando me ligaram dizendo que tinha um helicóptero na Praça da Liberdade, achei que estavam brincando. É ótimo para a cidade, mas precisa de autorização para ocupar um local público”, afirmou o gerente de Regulação Urbana.
A aeronave realmente não passa despercebida. A consultora Mônica Oliveira passou com os dois sobrinhos, de 7 e 8 anos. Eles quiseram parar, tirar fotos e até entraram no helicóptero militar, que, segundo o proprietário, participou da Guerra do Vietnã. “Não é todo dia que vemos isso em Belo Horizonte. Realmente chama a atenção. Acho que desperta o sentimento cívico nas crianças”, disse a consultora.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: