15 de setembro de 2010

Limpeza da Pampulha volta a mobilizar comunidade


Estudantes de 13 escolas da região da Pampulha, além de grupos de escoteiros e associação de bairro, têm encontro marcado no sábado, dia 18. Mais de 600 alunos, acompanhados por 105 monitores, participam durante toda a manhã de sábado, de atividades do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, realizadas pelo Programa Pampulha Viva. Os participantes do evento serão divididos em 15 grupos responsáveis pela coleta de garrafas, plásticos e outros materiais jogados no ambiente de forma indevida, gerando poluição.
Serão nove pontos de coleta, entre eles a enseada do Zoológico, a foz do córrego Olhos D'Água e o Parque Confisco. Após o trabalho de limpeza, as equipes se deslocam para a orla da Lagoa da Pampulha, onde participam de oficinas e podem conferir atrações artísticas. Já os materiais recolhidos serão levados por funcionários da SLU ao local de encerramento das atividades para serem pesados e doados à Associação de Trabalhadores em Materiais Recicláveis da Pampulha (Astermap).
O Programa Pampulha Viva surgiu da união entre entidades como os núcleos do Projeto Manuelzão, empresas e instituições localizadas nas microbacias hidrográficas do alto e médio Onça. Tem como objetivos propor, executar e articular ações entre os setores que compõem o programa buscando melhorar a qualidade de vida de quem vive na região construindo uma gestão ambiental participativa. Em 2006, os núcleos do Projeto Manuelzão começaram a participar do “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias”, que acontece simultaneamente em várias partes do mundo, no terceiro sábado do mês de setembro, desde 1988.
As atividades que serão realizadas na Pampulha, além do caráter simbólico, também buscam mobilizar os moradores para o problema do acúmulo de resíduos na bacia e colaborar com a meta proposta para 2014, que é pescar, nadar e navegar na Pampulha.

Nenhum comentário: