15 de setembro de 2010

PBH prepara moradores de áreas de risco para período de chuva


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), começou nesta terça-feira, dia 14, a Operação Pente Fino, que tem como objetivo a conscientização dos moradores de áreas de risco geológico com perigo de deslizamento de encosta ou de inundação, para evitar acidentes no período chuvoso. A primeira ação foi realizada na Vila Cemig, no Barreiro, e contou com a participação dos técnicos da Urbel e das secretarias regionais, agentes da Defesa Civil Municipal e moradores voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec). Os técnicos distribuíram cartilhas educativas, orientaram os moradores a identificar os indícios de risco de acidentes e a agir adequadamente nas situações de emergência e forneceram os telefones para solicitar vistoria e atendimento.
A engenheira civil da Urbel Marilusa Diniz participou da mobilização na Vila Cemig e explicou a importância da ação. “É fundamental que os técnicos orientem os moradores a perceberem os riscos de acidentes e a buscarem ajuda no lugar certo em situações de emergência”, afirmou. O operador de telemarketing Natanel Pereira mora no local há seis anos e agradeceu a visita dos técnicos da PBH. “A conversa com eles é importante, porque precisamos saber todos os cuidados que devemos tomar com a chegada das chuvas”, disse. O morador afirmou que, para ele, a principal orientação dada pelos técnicos foi a maneira de entrar em contato com a Prefeitura em casos de acidente. Veja no box nesta página as ações e os efeitos da prevenção na Vila Cemig.
A operação, que se estende até o dia 26 de outubro, faz parte das ações preventivas realizadas pelo Grupo Executivo de Área de Risco (Gear) e vai percorrer 104 vilas e favelas de Belo Horizonte. Ainda nesta semana também serão visitados o Aglomerado Beira Linha e a Vila Dom Silvério, na região Nordeste; a Vila Nossa Senhora Aparecida, no Aglomerado da Serra; a Vila Nova Gameleira, na região Oeste; e a Vila Primeiro de Maio, na região Norte. Antes do início das chuvas do ano passado, operação idêntica alcançou 110 comunidades, onde foram distribuídas 14 mil cartilhas educativas.
A diretora de manutenção em áreas de risco da Urbel, Isabel Volponi, explicou que a ação de mobilização nas comunidades é feita anualmente e começa cerca de dois meses antes do período de chuva. Segundo ela, o principal fator avaliado nas vistorias realizadas por técnicos da PBH é o nível de estabilidade do terreno, que pode diagnosticar um risco que precisa ser monitorado ou a necessidade de remoção das famílias do local. “É importante que os moradores estejam orientados a procurar ajuda em casos de emergência. A solução pode ser simples, com pequenas obras ou apenas com o monitoramento”, afirmou.
A população pode solicitar atendimento e vistoria pelos telefones 3277-6409 (Urbel - segunda a sexta-feira, no horário comercial) ou 199 (Defesa Civil – finais de semana e feriados).
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: