13 de outubro de 2010

Resgatado o 13º mineiro preso em mina chilena


Os 13 primeiros mineiros dos 33 soterrados na mina San José deixaram o local em bom estado de saúde e animados, em meio a momentos de alegria e emoção no reencontro com as famílias após 69 dias de isolamento. "A situação de saúde deles é bastante boa", declarou o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, em uma entrevista coletiva concedida nas proximidades da mina. "As coisas vão extraodinariamente bem até aqui, inclusive melhor do que o esperado", completou o ministro, ao falar sobre as condições médicas dos resgatados e um avanço mais rápido que o previsto da operação.
Carlos Barrios, 27 anos, chegou à superfície na manhã desta quarta-feira e se tornou o 13º dos 33 mineiros soterrados desde 5 de agosto a ser resgatado do fundo da mina San José, no norte do Chile. Barrios, solteiro, deixou a cápsula de resgate às 10H55, depois de subir o duto de 622 metros de comprimento e 66 centímetros de diâmetro. O mineiro deu um longo abraço no pai, Antenor Barrios, que não conteve o choro. "Obrigado a todos", afirmou Carlos para as equipes de resgate.
Edison Peña, 34 anos, chegou à superfície às 10h12 desta quarta-feira (13) e se tornou o 12º resgatado dos 33 mineiros presos desde 5 de agosto na mina San José, norte do Chile. Peña, solteiro e sem filhos, havia manifestado o desejo de ser resgatado o mais rápido possível. Ele deixou a cápsula às 10H12, depois de percorrendo um duto de 622 metros de comprimento e 66 centímetros de diâmetro. "Obrigado por acreditar que estávamos vivos", disse ao presidente Sebastián Piñera, que o recebeu na saída do túnel ao lado de outras autoridades.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: