27 de outubro de 2010

Belo Horizonte: história contada em prosa


Bairros e lugares marcantes de Belo Horizonte ocupam as páginas da coleção “BH: a cidade de cada um”, idealizada pelos jornalistas José Eduardo Gonçalves e Sílvia Rubião, cuja primeira edição foi lançada em setembro de 2004. Com 19 livros já lançados, a coleção tem como ponto de partida a história de vida dos próprios autores, que contam sobre lugares, fatos e personagens, sem se prender à história oficial da cidade. A iniciativa teve apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Fundo de Projetos Culturais, da Cemig, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Rede Globo Minas. Até o momento, nomes de peso como Fernando Brant, Jairo Anatólio Lima e Manoel Lobato, entre outros, já deram suas impressões sobre a cidade. Ainda sem data, está na pauta a produção de livros sobre os bairros Serra e Santa Tereza e a Serra do Curral.
Sílvia Rubião conta que a ideia da coleção surgiu a partir da constatação de que parte da memória de Belo Horizonte estava sendo perdida por não estar incluída na história oficial da cidade. Segundo ela, o principal objetivo do projeto é valorizar a capital e resgatar a auto estima dos moradores, além de contribuir para a preservação do patrimônio imaterial de Belo Horizonte. “Queremos dar uma contribuição para preservar o patrimônio em uma dimensão principalmente afetiva, da qual os destaques são os personagens reais e imaginários, os cheiros, os sabores, as lendas, as pequenas e grandes histórias que são contadas nas praças, nas esquinas e nos pontos de encontro, todo esse manancial que a literatura consegue representar tão bem”, explicou.

Livros

As histórias dos bairros Caiçara, Lourdes e Carlos Prates, além de importantes pontos da cidade como Parque Municipal, Mercado Central e Praça Sete, são relatadas nos livros, que são vendidos nas principais livrarias da cidade por R$ 15. A população também pode participar do projeto, por meio da página do “BH de cada um” na internet (www.bhdecadaum.com.br). No site, o internauta encontra um espaço para contar suas próprias histórias sobre algum dos lugares que foram tema dos livros, traduzindo, cada um à sua maneira, o título da coleção. O objetivo dos idealizadores com a página na internet é construir com o tempo uma grande crônica sobre a cidade, uma construção coletiva com a participação dos cidadãos belo-horizontinos.

Projeto

Uma cidade é cheia de lugares, paisagens, referências, espaços públicos e pontos de encontro. Cada um deles tem pequenas e grandes histórias, personagens reais e imaginários, peculiaridades e fatos marcantes, enfim, um conjunto de elementos que constitui a memória coletiva, um patrimônio de todos os seus habitantes e das futuras gerações. A coleção “BH: a cidade de cada um” reúne esses pequenos fragmentos e, a partir deles, compõe um grande mosaico que, ao valorizar o passado, ajuda também a entender a grande metrópole dos dias atuais. Os autores são definidos em função de sua identidade com o tema dos livros e não há compromisso com o rigor histórico e sim com a memória afetiva de cada um. O processo de produção dos livros transforma-se em uma viagem sentimental que revisita cenários, conta casos curiosos, lembra pessoas, lugares, aromas e sabores.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: