18 de outubro de 2010

Orla da Lagoa da Pampulha ganha diversas mudas de árvores


A proximidade das chuvas nesta primavera, que se estende até dezembro, está favorecendo o plantio de várias espécies de árvores no entorno da Lagoa da Pampulha. A maior parte das mudas será plantada no dia 23, sábado, pelas crianças da escola TFLA Idiomas, por caminhantes e pela comunidade em geral que vive no entorno da Pampulha. O projeto vem sendo desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Agenor Vinícius, da Gerência de Jardins e Áreas Verdes (Gerjav), da Regional Pampulha, e pelo engenheiro civil da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Hamilton Latorre Fortes, do Núcleo Executivo de Projetos Especiais Pampulha (Nepe-Pam), com o apoio do Propam. Outros plantios deverão ser feitos na orla da lagoa até dezembro próximo, seguindo a deliberação normativa 69 do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Coman).
Quem passar pelo passeio nas proximidades do Marco Zero e nas entradas do Parque Ecológico já poderão ver as primeiras espécies de árvores plantadas. As que mais destacam, pelo porte, são as dos ipês amarelo, rosa e tabaco. Seguem-se as mudas de coração de negro, tipuana, oiti, licuri e palmeira imperial. As mudas são oriundas do horto florestal da Fundação Zoobotânica e, dentro de pouco tempo, do horto Flor D'Água, da Gerência de Manutenção da Pampulha.
Acompanhados por um caminhão pipa que regava as mudas plantadas ontem, os funcionários de uma empresa que presta serviço para a Sudecap, José Tannia Simão e Vinícius Lares, plantaram as 30 primeiras mudas nas proximidades do Marco Zero do Parque Ecológico. A professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Elizabeth de Faria, moradora na Pampulha e que faz corrida na orla da lagoa, ao ver o plantio das novas mudas afirmou: “As novas árvores contribuem para o bem estar e para o conjunto arquitetônico. Tem alguns lugares na orla com pouca sombra e eu acho muito bom o plantio dessas árvores. Agora só falta mesmo tratar a água da lagoa”, disse.
Como a nova lei do Coman não permite grades para proteção das mudas nas covas, estão sendo escolhidas aquelas de porte maior para evitar depredação. Estão previstos plantios para outras regiões da Pampulha, especialmente em avenidas que são grandes corredores de trânsito.
Mais informações pelo telefone 3277-7889.

Nenhum comentário: