7 de outubro de 2010

Confira o roteiro para curtir com as crianças

Minas oferece vários tipos de atrações votadas para os pequenos, e ainda é possível agendar roteiros para o feriado

O feriado está chegando e ainda dá tempo de escolher o melhor local para levar as crianças. Como o dia 12 de outubro é dedicado a elas, vários locais oferecem atrações e passeios especiais para os quatro dias de folga. Em Minas Gerais ainda existem 42 circuitos, que oferecem desde o turismo gastronômico até o de aventuras.

Em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Espaço de Aventuras Verde Folhas oferece desconto de 10% para as crianças durante o feriado e todo o mês de outubro. O local oferece circuitos de aventura acompanhados por monitores para as crianças de até 12 anos. Os pais também podem participar das brincadeiras.
No espaço tem escalada em uma parede artificial de 8 metros, trapeloco – que éum poste de 5 metros onde a criança sobe conectado à segurança e depois pula para tentar pegar trapézios que ficam nas árvores – tirolesa, que termina em banho de lagoa, trekking com caminhada no meio da mata e minienduro a pé, em que os participantes se dividem em equipes e devem chegar a um ponto final por trilhas no menor tempo possível. As atrações duram um dia inteiro.
As unidades do Hotel Tauá também oferecem uma programação especial para as crianças. Para aquelas com idades entre 3 e 6 anos, serão oficinas de pintura, noite do pijama, boate de cores, palhaços, malabarismo e pernas-de-pau, festival de cachorro quente e sorvete, baile de fantasias, luau havaiano, show de mágicas, desfile de boias, teatro de bonecos e brincadeiras antigas. Para a idade entre 7 e 12 anos, os monitores irão promover, entre outras atrações, escotismo, jogos de queimada, gincanas, corrida, jogos de espionagem, caça ao tesouro e trilha de aventuras.
Sem precisar sair de Minas Gerais, as famílias podem fazer passeios nos diversos circuitos turísticos. O histórico, por exemplo, traz cidades como Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas, São João del-Rei e Tiradentes.
Para quem prefere o contato com a natureza, na Serra do Cipó é possível encontrar cicloturismo, alpinismo, trekking e passeios de caiaque. No circuito Vilas e Fazendas há várias construções coloniais do século XVIII que funcionam como hotéis. Elas estão em cidades como Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni e Santana dos Montes.
De acordo com a superintendente de turismo da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Jussara Rocha, os municípios oferecem programações e passeios especiais para as crianças. “Vemos que não são só os jovens que gostam de ecoturismo em Minas. Várias famílias buscam esses destinos e levam crianças para ter mais contato com a natureza”, afirma. Ela garante que todos os destinos estão estruturados para receber e orientar também os pequenos turistas.
Para Jussara, todos os destinos são lugares que possibilitam a conquista de novos conhecimentos. “Temos visto crianças participando de passeios nas cidades históricas e tendo contato com muita informação”, diz Jussara.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: