19 de janeiro de 2010

Oficiais mineiros chegam para compor Força de Paz da ONU no Haiti



O capitão Eduardo Mol Marino, lotado no Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, foi designado pelo Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, para integrar o efetivo da Missão de Paz das Nações Unidas (ONU) no Haiti, onde ficará por um período de 12 meses. O oficial parte no próximo dia 31, segunda-feira, às 19h30, do Aeroporto de Confins, com escalas no Rio de Janeiro e Miami (EUA).
Piloto de helicóptero, formado em Direito, o Capitão Eduardo, de 32 anos, sendo 15 deles dedicados à Corporação, foi habilitado em Língua Inglesa, Direção, Tiro e Manuseio de Armamentos, para atuar, ao lado de militares de outros países, como observador no Haiti, onde poderá orientar os policiais locais sobre procedimentos de segurança pública, direitos humanos e cidadania.

Coronel da Defesa Civil Estadual chega ao Haiti

O coronel Alexandre Lucas, secretário executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG), já está no Haiti desde a madrugada desta segunda-feira (18). Ele integra uma delegação brasileira da Defesa Civil Nacional, que vai trabalhar na organização da ajuda humanitária ao país devastado pelo terremoto.
O coronel Lucas, que embarcou para o Haiti, neste domingo (17), no Rio de Janeiro, foi liberado pelo governador Aécio Neves em reposta ao chamado da Defesa Civil Nacional para ajudar na logística do envio de materiais, equipamentos e alimentos para o Haiti.
De acordo com o major Edylan Arruda, assessor de comunicação da Cedec, o coronel Alexandre Lucas entrou em contato nesta segunda-feira (18) para falar da sua chegada ao Haiti. “O coronel nos relatou que foi bem recebido pelo Exército Brasileiro no Haiti. Relatou também que do trajeto de saída do aeroporto já pode constatar a devastação do país, com muitas ruínas e corpos espalhados pelas ruas”, afirmou. “Não sabemos quando vamos conseguir falar novamente com ele em função das dificuldades de comunicação”, completou.
As barracas do depósito da Defesa Civil Estadual também chegaram, nesta segunda-feira (18), ao Haiti. O Governo de Minas disponibilizou material de ajuda humanitária para as vitimas do terremoto, que inclui medicamentos, alimentos, colchonetes, cobertores, kits higiênicos, bobinas de lona plástica e água potável.
O material de ajuda humanitária disponibilizado pelo Governo de Minas está em Belo Horizonte e só será transportado para o Rio de Janeiro quando for solicitado pela Defesa Civil Nacional. O transporte do material humanitário para o Haiti é de responsabilidade do Ministério da Integração Nacional.

Nenhum comentário: